Autor

Rui Santos

20 de 09 de 2021, 12:02

Colunistas

Tempo de vésperas… A 26 de Setembro se verá quem teve a confiança para unir os viseenses.

Restam poucos dias para os candidatos solidificarem as suas posições no terreno

Em vésperas do início oficial da campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas, vai a mesma aquecendo lentamente, como que em lume brando de ideias e programas.
No entanto, deste período morno de pré-campanha surgem, a meu ver, as seguintes constatações:

* À esquerda a surpresa que constitui o candidato do PAN, irreverente q.b., com um discurso que “come” no BE, fazendo perigar em muito o objectivo deste último em tornar-se a terceira força política no concelho.

* À direita, a surpresa, ou não, vem da candidatura da Iniciativa Liberal, com forte projecção nas redes sociais e interessantes prestações no debates realizados até hoje, baralha ainda mais as contas já de si baralhadas com a chegada inesperada da candidatura do CDS. A confirmar no “terreno”, sendo certo que a dispersão de votos nesta área, outrora só “ocupada” pelo CDS, será o principal adversário a 26.

* Com um discurso assente em promessas que não dependem da vontade do Município, a fazer lembrar a célebre frase de um ex-autarca da região “quem está com o poder come, quem não está cheira” e um PRR a não ajudar, a energia do candidato socialista e dos seus camaradas de luta parece não chegar para unir o que antes queria mudar e agora, pasme-se, se propõe “herdar”. Não chegam as visitas dos amigos de Lisboa é preciso ganhar a confiança do eleitorado local.

Confiança é o que parece não faltar nas hostes social-democratas, com o seu candidato confiante numa vitória que pode não ser tão retumbante quanto as sondagens podem fazer crer, basta que para isso Fernando Ruas não consiga segurar o sexto vereador, sendo certo que muito dificilmente tal ocorrerá.

Restam poucos dias para os candidatos solidificarem as suas posições no terreno, pelo que se adivinham dias politicamente mais quentes com o aproximar do Outono, com uns a recorrerem ao vale tudo eleitoral e outros confiantes no resultado.
A 26 de Setembro se verá quem teve a confiança para unir os viseenses.