Autor

Telmo Reis

17 de 03 de 2023, 11:36

Colunistas

Trabalhadores unidos jamais serão vencidos

“Tomemos em nossas mãos os destinos das nossas vidas”

opinião barra

Dia 18 todos a Lisboa mostrar o seu descontentamento.
Cada vez mais o grande capital está a enche os bolsos à custa dos trabalhadores.

O custo de vida aumenta e os lucros cada vez maiores!
No inicio do ano, na apresentação dos lucros, as empresas anunciaram aumentos escandaloso como nos grandes grupos de superfícies comerciais - Jerónimo Martins, Continente - ou os lucros cada vez maiores da banca. Enquanto se assiste aos trabalhadores aumentarem seu trabalho por uma esmola para poderem pôr comida na mesa.

Quase em todos os sectores, o Capital usa e abusa das leis laborais em vigor, e até em certos casos as contornam, aumentando a precariedade, usando entre outras formas, empresas de de aluguer de mão de obra, impondo a muitos trabalhadores que fazem o mesmo trabalho há 10 anos a manterem um vinculo precário, nunca tendo visto um contrato de trabalho efectivo.
Ora se os lucros aumentam, como no caso da Stellantis (PSA), onde o seu CEO, Carlos Tavares, se orgulha de ter atingido mais 26%, distribuindo estes lucros pelos seus accionistas, onde ficam os trabalhadores no meio disto?

Recebem um aumento nos seus salários que não chega a 1/3 da inflacção. Perdem o direto à vida, familiar e social com o aumento da desregulação de horários.
Isto é…..
O Capital não é capaz de abdicar dos seus lucros, nem que seja para dar um aumento digno aos trabalhadores, pelo menos de acordo com a inflacção. Mas não, só quer aumentar e acumular seus lucros.
Por isto, é necessário que os trabalhadores acordem e mostrem o desagrado rumando a Lisboa no próximo sábado dia 18.
“Tomemos em nossas mãos os destinos das nossas vidas”