appacdm viseu serra do crasto web
Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Colunistas » Turismo ativo de montanha- Uma oportunidade para promover a sustentabilidade e a inclusão

Turismo ativo de montanha- Uma oportunidade para promover a sustentabilidade e a inclusão

 Turismo ativo de montanha- Uma oportunidade para promover a sustentabilidade e a inclusão - Jornal do Centro
29.05.23
partilhar

As montanhas abrigam cerca de cerca de 15% da população global e cerca de metade dos locais mais importantes de biodiversidade do mundo. As montanhas também estão entre os ecossistemas mais frágeis, sob ameaça das mudanças climáticas e da exploração, enquanto as comunidades montanhosas enfrentam desafios consideráveis ??em termos de oportunidades de desenvolvimento. As economias das montanhas dependem principalmente da agricultura, silvicultura e turismo. O turismo ativo de montanha é impulsionado pelo desejo humano de explorar o ar livre e vivenciar a natureza em ambientes únicos. Comparativamente a outros destinos, os atrativos naturais e o clima apetecível nas montanhas proporcionam condições ideais para o turismo durante todo o ano, tornando o setor uma oportunidade crucial para o desenvolvimento sustentável nas regiões montanhosas.
Quando bem gerido, o turismo ativo de montanha pode gerar importantes oportunidades de subsistência, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e a inclusão social, bem como para a conservação da paisagem e da biodiversidade. Pode ajudar a preservar o património natural e cultural das montanhas, beneficiando a promoção do artesanato, gastronomia, alojamento e celebração de festivais locais. No entanto, apresenta desafios consideráveis ??em termos de planeamento e gestão adequados dos fluxos de visitantes.
À medida que o setor do turismo recupera, há uma oportunidade de repensar o turismo, incluindo o turismo ativo de montanha, e o seu impacto nos recursos naturais e meios de subsistência. É uma oportunidade de gerir melhor e aproveitar o seu potencial para um futuro mais resiliente, inclusivo e sustentável para as montanhas e as suas comunidades. Políticas e estratégias de turismo baseadas em dados e evidências serão essenciais para maximizar os impactos positivos do turismo ativo de montanha no emprego e na economia sustentável e diversificação, ao mesmo tempo em que contribui para reduzir seus impactos negativos.
Deste modo, é urgente um trabalho concertado para ajudar a aumentar a sensibilização para a importância socioeconómica do turismo ativo nas montanhas e a políticas específicas para criar emprego, apoiar as pequenas e médias empresas e atrair investimentos verdes em infraestruturas e na digitalização dos serviços turísticos.
O desenvolvimento sustentável do turismo ativo de montanha representa um meio fundamental para ajudar a difundir os fluxos turísticos, combater a sazonalidade e complementar a oferta turística existente.

 Turismo ativo de montanha- Uma oportunidade para promover a sustentabilidade e a inclusão - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Turismo ativo de montanha- Uma oportunidade para promover a sustentabilidade e a inclusão - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar