Autor

Maria Teresa Martins

06 de 08 de 2022, 16:26

Colunistas

Verão & Saúde

As complicações associadas à exposição a temperaturas muito elevadas podem variar de mais ligeiras como a desidratação, até às mais graves como as cãibras

O Verão é habitualmente a estação do ano mais associada à alegria, à festa e às atividades ao ar livre, sendo nesta época que ocorrem as férias escolares mais longas e que a maioria das pessoas escolhe para as pausas laborais. Mas o convite à diversão e lazer não devem permitir distrações no que respeita à manutenção da saúde. Embora a sensação de calor possa ser agradável e estimulante, durante o Verão podem ocorrer fenómenos de temperaturas extremamente elevadas e que põem em causa a nossa saúde.
O organismo possui mecanismos fisiológicos que permitem controlar a sua temperatura corporal, mas quando a temperatura ambiente é superior à da pele, o corpo, em vez de perder calor, ganha-o, por irradiação e por condução. Nestas condições, recorre a mecanismos biológicos, como a evaporação e a transpiração, para se libertar do calor excessivo. Fatores que diminuam ou impeçam uma evaporação adequada, quando a temperatura do ambiente é mais elevada do que a temperatura da pele, conduzem a uma elevação da temperatura corporal interna.
Assim, a exposição ao calor intenso pode ter efeitos negativos na saúde, principalmente em pessoas com maior dificuldade na regulação da temperatura e, por isso, menor adaptação do organismo à elevação extrema da temperatura ambiente, como crianças, pessoas com doença crónica e pessoas idosas, encontrando-se mais vulneráveis aos seus efeitos negativos.
As complicações associadas à exposição a temperaturas muito elevadas podem variar de mais ligeiras como a desidratação, até às mais graves como as cãibras por calor que se manifestam por espasmos musculares dolorosos do abdómen e das extremidades do corpo (pernas e braços), o golpe de calor que pode apresentar sintomas como febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão, perda parcial ou total de consciência. Em casos extremos pode ocorrer o esgotamento devido ao calor caracterizado por sede intensa, suor excessivo, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas, vómitos e desmaio. A temperatura do corpo pode estar normal, abaixo do normal ou ligeiramente acima do normal. As pulsações alternam entre lenta e rápida e a respiração fica rápida e superficial.
Estas são situações muito graves e que podem ameaçar a vida, requerendo tratamento urgente, mas que podem ser evitadas, pois, apesar da reação de cada pessoa às variações da temperatura ser diferente, todas devem estar atentas aos avisos das autoridades sobre a ocorrência destes fenómenos e proteger-se, seguindo as diversas recomendações para prevenir os efeitos negativos na saúde.
Manter-se informado/a é fundamental para tomar as decisões mais adequadas, nomeadamente no que respeita à manutenção da saúde! Quer relativamente às condições climáticas, quer quanto aos sinais e sintomas que podem ocorrer quando surgem complicações, e sobretudo, relativamente às recomendações sobre os cuidados necessários para prevenir essa ocorrência, entre as quais salientamos:
Manter a hidratação - Beber água mesmo quando não tem sede; se beber sumos optar por sumos de fruta natural sem açúcar; evitar bebidas alcoólicas e bebidas com muito açúcar; fazer refeições frias, leves e mais vezes por dia; evitar refeições, muito quentes e muito condimentadas.
Manter-se protegido/a do calor - Evitar a exposição solar direta, especialmente entre as 11 e as 17 horas; evitar atividades físicas no exterior, principalmente nos horários mais quentes; usar roupas leves, claras e soltas, não esquecendo o chapéu e os óculos com proteção contra a radiação ultravioleta A e B; ao ar livre, usar protetor solar com índice de proteção igual ou superior a 30. Renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas ou de acordo com a indicação do fabricante.
Manter a casa fresca - No período de maior calor, fechar as janelas, persianas ou portadas; ao entardecer, quando a temperatura exterior for mais baixa do que a interior, deixar que o ar circule pela casa; evitar a utilização do forno ou de outros aparelhos que aqueçam a casa; utilizar ar condicionado se possível; evitar as mudanças bruscas de temperatura.
Cuidados especiais se tiver algum problema de saúde - Evitar a exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas; ter alguém atento e disponível para ajudar se surgirem complicações (familiar, amigo/a, vizinho/a); na presença de sinais ou sintomas associados ao calor, procurar cuidados médicos de imediato.
Manter contato e atenção aos outros - manter o contato frequente com pessoas mais vulneráveis pode ajudá-las a proteger-se e também detetar complicações numa fase mais inicial.
O Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, ativou desde 1 de maio o Plano de Contingência para as temperaturas extremas adversas que está integrado na Plataforma Saúde Sazonal - Verão & Saúde e pode ser consultado no sítio www.dgs.pt. Também pode obter esclarecimento de dúvidas através do SNS 24 – 808 24 24 24 e ainda contatar a sua Equipa de Saúde Familiar, no Centro de Saúde.
Aproveite o Verão com Saúde!