Geral

17 de 03 de 2023, 16:15

Desporto

Andebol: "Vamos tentar condicionar ao máximo os pontos fortes do FCPorto", antevê treinador do Académico de Viseu

No lançamento do jogo deste sábado, 17 de março, o treinador do Académico de Viseu pede a presença de público no Pavilhão Cidade de Viseu. Rafael Ribeiro confia num bom jogo

Rafael Ribeiro treinador de andebol

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Académico de Viseu recebe o FCPorto este sábado, 18 de março, a partir das seis da tarde. O Pavilhão Cidade de Viseu acolhe o jogo da jornada 17 da Primeira Divisão. Este será o terceiro jogo realizado entre os dois clubes esta temporada. Ambos os encontros decorreram no Dragão Caixa e o FCPorto sorriu sempre. O último duelo contou para a Taça de Portugal e o Académico saiu derrotado por 47-23.

Na antevisão ao jogo deste sábado para o campeonato, o treinador do Académico de Viseu, Rafael Ribeiro assume que a estratégia "terá de ser melhor do que a do jogo da Taça". "As coisas aí não correram bem. Temos margem para melhorar, independentemente da valia do FCPorto que, com a saída da Liga dos Campeões fica com o objetivo do campeonato e não pode dar-se ao luxo de perder pontos", reconheceu.

Para o encontro contra os campeões nacionais, Rafael Ribeiro defende que o Académico tentará "condicionar ao máximo os pontos fortes do FCPorto", através de uma "defesa mais agressiva". "Vimos de paragem, tivemos duas semanas para preparar o jogo e estou confiante de que as coisas podem ser melhores do que no jogo da Taça", frisou Rafael Ribeiro.

Ao Jornal do Centro, o treinador academista pede realismo e sublinha que "existe uma diferença abismal" entre Académico e FCPorto. "Não nos adianta pensar à frente porque os próximos três jogos são contra FCPorto, Belenenses e Sporting. O mais provável é não conseguirmos pontos neste jogo. Vamos tentar estar preparados quando chegar o jogo contra o ISMAI. Esse jogo pode definir uma época", reforçou.

Rafael Ribeiro tornou a pedir a presença dos adeptos academistas, mas não só. "O apelo é agora, não só para os academistas, mas também para os portistas e a todos os que gostam da modalidade. Felizmente, o FCPorto costuma estar no Torneio Internacional de Viseu, mas este jogo é diferente. É uma oportunidade única, não sabemos quando poderá voltar a acontecer", assinalou, lembrando a forte presença de público na receção ao Póvoa.

Este será o segundo jogo que o Académico fará este ano na condição de visitado diante de um dos três grandes do andebol nacional - o segundo, se a estes três acrescentarmos o ABC de Braga. Num dos encontros, o que realizou diante do Benfica, o Académico chegou a estar na frente do marcador.

"Foi o último jogo antes do Mundial. O Benfica tinha tido jornada europeia a meio da semana e acredito que tenha vindo a Viseu a pensar que, com mais ou menos dificuldade, as coisas iriam rolar normalmente. Fizemos um jogo extraordinário, mas espero que não sirva de referência porque estivemos bem, mas perdemos. Tudo o que seja derrota, não é bom para nós", vincou.

O Académico entra em ação no jogo contra os dragões em posição de playoff de despromoção. Os viseenses somam 24 pontos e estão em 12º lugar num campeonato com 14 equipas. O FCPorto é terceiro classificado, com 42 pontos.