Geral

16 de 04 de 2021, 12:40

Covid-19

Autarca de Carregal do Sal está "triste e desiludido" com travão do Governo

Carregal do Sal está entre os concelhos que não podem avançar para a terceira fase do desconfinamento na próxima segunda-feira

rogério abrantes carregal do sal

O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, assume que se sente triste e desiludido com o facto de o concelho ficar de fora da terceira fase de desconfinamento marcada para a próxima segunda-feira (19 de abril).

Segundo o Governo, que tomou a decisão na última quinta-feira (dia 15), Carregal do Sal manteve-se acima da incidência-limite dos 120 casos por 100 mil habitantes e, por isso, está fora da próxima fase do desconfinamento.

Em declarações ao Jornal do Centro, Rogério Abrantes também diz que se mostra bastante preocupado, sobretudo com os restaurantes locais, que estavam ansiosos por reabrirem na segunda-feira.

“Vejo com bastante preocupação. Isto não é muito bom para os nossos restaurantes, que estavam ansiosos para abrirem no dia 19 e não têm qualquer faturação há quatro meses. E veem-se privados de abrirem as suas portas e começarem a faturar e a recuperar algum dinheiro perdido que nunca mais é recuperado”, afirma.

O autarca sente-se ainda desiludido com os critérios de avaliação usados pelas autoridades e assume que não os consegue compreender.

“Senti-me um bocado triste porque, se olharmos para o mapa que nos é enviado pela Direção-Geral da Saúde e pela Administração Regional de Saúde do Centro, verifico que o nosso concelho está com uma percentagem de 162 e fica fora do desconfinamento. Mas também tenho concelhos com 141 que ficam naqueles que estão nem fora nem dentro e ficam a aguardar, com uma diferença de 20 pontos”, explica.

Rogério Abrantes assume não entender “como são feitas as contas, ainda para mais com concelhos com muito menor população do que o nosso”.

Já Resende e Penalva do Castelo estão sob alerta, porque passaram a ter mais de 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, mas vão avançar na mesma para o desconfinamento. Por outro lado, Cinfães vai passar para a terceira fase porque passou a estar abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes.

Entre as retomas previstas na terceira fase do desconfinamento, estão as aulas presenciais dos ensinos secundário e superior, incluindo nos concelhos que não avançam para a terceira fase.

Nos outros concelhos que podem avançar, já é possível reabrir todas as lojas e centros comerciais, os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos e as lojas de cidadão com atendimento presencial mediante marcação.

Os restaurantes, cafés e pastelarias também podem reabrir, mas só com um máximo de quatro pessoas no interior e até seis em esplanada. Estes espaços podem funcionar até às 22h00 nos dias úteis e até às 13h00 aos fins de semana e feriados.

Além disso, também vão retomar as modalidades desportivas de médio risco, a atividade física ao ar livre desde que seja praticada por um máximo de seis pessoas, eventos com uma diminuição de lotação, e ainda os casamentos e batizados com 25 por cento de lotação.