Geral

25 de 11 de 2021, 11:50

Covid-19

Covid-19: Casa aberta não está a resultar. Convocatória pode ser a solução

Em Nelas reforço está a ser dado "a conta gotas". ACES Dão Lafões diz que concelho está na média mas não nega que estão a ser avaliadas várias soluções para melhorar resposta, neste e em outros concelhos

Dezenas de pessoas começam a ser vacinadas no multiusos por agendamento vacina covid19 covid-19

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 está a levantar algumas dúvidas sobre a eficácia do sistema de casa aberta, onde os utentes não precisam de marcação para poderem comparecer nos centros de vacinação. Em muitos concelhos, os profissionais de saúde chegam, sobretudo ao fim de semana, a vacinar números muito reduzidos de utentes para a capacidade disponível.

Rita Figueiredo, da direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, confirmou esta situação ao Jornal do Centro, acrescentando que para contornar a situação está a ser intensificada a convocatória. “O que estamos a equacionar é aumentar a convocatória, contacto diretamente o utente, para marcar, de forma a que quando os profissionais estão lá estejam efetivamente a vacinar”, disse.

A responsável alerta que “as casas abertas não têm tido uma grande adesão, à exceção de Viseu que é um concelho com bastante população. Estamos a trabalhar com as equipas o reforço da convocatória”, lembrou.

Rita Figueiredo explica que muitos utentes se não forem chamados não vão aos centros de vacinação. “Quanto temos casa aberta, tem acontecido muito, incluindo ao fim de semana, termos lá os profissionais, a casa aberta instalada, e temos uma capacidade de administrar 100 vacinas, por exemplo, e vêm poucas dezenas. Isto aconteceu-nos em vários concelhos”, assegura.

Em Nelas reforço é feito “a conta gotas”
Se por um lado a casa aberta não está a funcionar, há locais onde parece que a terceira dose está a ser feita “a conta gotas”. Ao Jornal do Centro, alguns utentes referiram que “estão a ser chamados aos poucos porque não há pessoal para vacinar quem chega em regime de casa aberta”.

Os Bombeiros Voluntários de Nelas são outro exemplo. Fonte da corporação contou que a vacinação aos elementos era para ter começado na segunda-feira, em regime de casa aberta, mas os operacionais estão a ser chamados em pequenos grupos, de quatro ou seis pessoas, “por não haver profissionais suficientes para proceder a uma vacinação em maior escala”.

Rita Figueiredo, da ACES Dão Lafões, não esconde que não há uma disponibilidade total dos profissionais, mas garante que o concelho até está acima da média na vacinação.

“Não posso dizer que há uma disponibilidade total, porque não há. Os profissionais dos centros de vacinação são os mesmos dos cuidados de saúde primários”, explicou.

Rita Figueiredo garante que estão a ser “avaliadas as necessidades e a ver com todos os concelhos como é que está a velocidade de vacinação”.

“Estamos a analisar os nossos concelhos e os que estão a ter mais dificuldades estão a ser estudadas soluções para melhorar a resposta. Nelas é um deles”, garantiu.