Geral

11 de 05 de 2022, 12:15

Covid-19

Covid-19: já morreram 16 pessoas em apenas 11 dias no Hospital de Viseu

Mais três pessoas morreram com Covid-19 durante as últimas horas, no Hospital de Viseu

covid 19 hospital generica v99

Mais três pessoas morreram com Covid-19 durante as últimas horas, no Hospital de Viseu. Desde o início de maio, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu já reportou 16 mortes associadas ao novo coronavírus.

Segundo o balanço atualizado esta quarta-feira (11 de maio), no Hospital, também deram entrada mais 12 internados com Covid-19. Além disso, também foram registadas mais nove altas.

Ao todo, estão nesta altura 74 pessoas internadas, incluindo 70 em enfermaria e quatro nos cuidados intensivos. Desde o início da pandemia, o distrito de Viseu teve cerca de 68 mil infetados.

Entretanto, a eliminação do uso de máscara aumentou as infeções em Portugal, que atingiu um índice de transmissibilidade (Rt) de 1,17 e que poderá registar uma sexta vaga de Covid-19, indica um relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia.

“A possibilidade de uma sexta vaga está a desenhar-se de forma muito intensa”, avança o relatório do grupo de trabalho do Instituto Superior Técnico que acompanha a evolução da covid-19 em Portugal. Segundo a avaliação de risco da pandemia, "a atual situação é de aumento do perigo pandémico face ao anterior relatório” de 19 de abril.

De acordo com o documento, a eliminação do uso de máscaras “parece ter tido um efeito muito acentuado na subida de casos atual”, uma medida que os especialistas do IST consideram ter sido “acertada” nas escolas, mas que está a provocar um “excesso de contágios” em ambiente laboral.

O uso generalizado de máscaras deixou de ser obrigatório a partir de 22 de abril, com exceção dos estabelecimentos de saúde, incluindo farmácias comunitárias, assim como nos lares de idosos, serviços de apoio domiciliário, unidades de cuidados continuados e transportes coletivos de passageiros.