Geral

24 de 11 de 2021, 19:06

Covid-19

Covid-19: Viseu com mais de 400 casos nas últimas duas semanas. Câmara repensa Natal e Ano Novo

Viseu ultrapassou os 10 mil infetados desde o início da pandemia. Proteção Civil reuniu esta quarta-feira

passeio viseu desconfina generico 2020 05 949595956956969479567

Os casos de Covid-19 continuam a aumentar na região e no concelho de Viseu, que já regista 10.330 infetados desde o início da pandemia.

Nas últimas duas semanas, foram apurados mais 422 casos na capital do distrito. A preocupação reina nas autoridades locais, que voltaram esta quarta-feira (24 de novembro) a reunirem-se em sede da Proteção Civil Municipal.

Os casos em Viseu foram reportados pela última vez há duas semanas.

Perante esta situação, a Câmara está a repensar a realização das festividades de Natal e Ano Novo na cidade. Em declarações ao Jornal do Centro, o vice-presidente João Paulo Gouveia pede “alguma prudência no sentido de evitar o que aconteceu no ano passado”.

“No ano passado, houve uma abertura na quadra natalícia que foi, segundo os técnicos, responsável pela maior vaga de Covid e a mais nefasta que tivemos”, frisa.

Por isso, João Paulo Gouveia apela à população de Viseu para que evite grandes aglomerações e possa “manter o devido distanciamento no sentido de termos todas as precauções porque os casos estão espalhados pelas diversas instituições”.

Também nos últimos dias, tem sido registada uma grande afluência às urgências do Hospital de Viseu numa altura em que aumentam não apenas os casos Covid, como também os casos de gripe.

O vice-presidente da autarquia diz que a valência não tem “uma capacidade de resposta para tanta gente” e pede às pessoas que evitem a ida logo às urgências.

“Pedimos às pessoas para que, na primeira instância e se possível, possam consultar os centros de saúde. Só apenas em casos graves é que podem consultar a urgência do Hospital”, remata João Paulo Gouveia.


Mais 26 casos na região

Enquanto isso, o resto do distrito reportou nas últimas horas pelo menos 26 novos casos confirmados de infeção pelo coronavírus.

O concelho de Vila Nova de Paiva regista mais 10 infetados, tendo agora 34 casos ativos. Já Mangualde, Sernancelhe e Tondela reportam seis novos casos cada.

Por sua vez, Nelas teve mais cinco infetados enquanto Penalva do Castelo registou mais três.

No Hospital de Viseu, foi registada a segunda morte consecutiva por Covid-19 num espaço de dois dias, sendo já o sexto óbito registado desde o início de novembro. O último balanço dava conta de 32 doentes, dos quais 27 na enfermaria e cinco nos cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, o distrito registou um total de 34.993 infetados, 694 mortos e 28.640 recuperados.

Já a nível nacional, foram registados esta quarta-feira (24 de novembro) mais 3.773 novos casos e 17 mortes.

Para mais informações, pode consultar o site covid.jcentro.pt.