Ricardo Ferreira

03 de 04 de 2021, 17:21

Covid-19

Feiras e Museu de Resende retomam atividade

Concelho começa a reabrir para a semana

Feira Resende

O Museu Municipal de Resende reabre ao público já na próxima terça-feira, dia 6 de abril, um dia depois destes equipamentos culturais terem autorização do Governo para a voltar a funcionar.

Os espaços museológicos, monumentos, palácios, galerias de arte e similares reabrem a nível nacional na segunda-feira, dia 5 de abril, data em que avança a segunda fase do plano de desconfinamento do país.

“O Museu Municipal de Resende reabre as suas portas, assegurando todas as condições de segurança e higiene aos visitantes”, garante em comunicado a autarquia.

Já na quarta-feira, dia 7 de abril, acontece a feira quinzenal na vila de Resende. Em São Martinho de Mouros o mercado que acontece de 15 em 15 dias reabre a 12 de abril.

“A decisão de reabertura foi tomada após articulação do Município com a Autoridade de Saúde Local e a GNR, no seguimento do comunicado do Governo com o avanço para a segunda fase do Plano de Desconfinamento, que permite a realização de feiras por decisão municipal”, explica o município, sublinhando que “a reabertura das feiras terá de respeitar as regras incluídas no plano de contingência, cumprindo as normas da Direção Geral da Saúde (DGS), de forma a garantir as condições de higiene e segurança no exercício da sua atividade”.

“Entre as medidas encontram-se, por exemplo, o uso obrigatório de máscara por parte dos consumidores, feirantes e seus colaboradores, o distanciamento físico de dois metros entre pessoas, a existência de circuitos específicos de entrada e saída de pessoas e a colocação de solução desinfetante cutânea em locais estratégicos”, refere a Câmara Municipal na nota partilhada nas redes sociais.

O executivo apela ainda aos consumidores para permanecer no recinto da feira “apenas o tempo estritamente necessário à aquisição de bens” e avisa que os fiscais do município vão controlar o funcionamento dos mercados e o cumprimento das regras.

“O não cumprimento [das normas pode] originar a suspensão da realização das feiras. A qualquer momento o evoluir da situação epidemiológica no concelho poderá também afetar o funcionamento das mesmas”, conclui.