Geral

15 de 04 de 2021, 17:47

Covid-19

Politécnico de Viseu faz mais de seis mil testes para o regresso às aulas

Na instituição de ensino superior, vão ser realizados 200 testes por dia

IPV campus politécnico

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai fazer testes aos seus alunos, professores e funcionários a partir da próxima semana. De acordo com o plano de desconfinamento estipulado pelo Governo, as aulas presenciais do ensino superior vão retomar na próxima segunda-feira (19 de abril).

A reabertura das aulas presenciais no IPV vai ser feita de forma faseada e por escolas. A testagem vai arrancar a 22 de abril com a colaboração de equipas da Cruz Vermelha.

Em declarações ao Jornal do Centro, a vice-presidente do IPV, Manuela Ferreira, garante que a testagem vai ser feita em vários locais dentro da instituição de ensino superior.

“Na próxima semana, vamos começar com a testagem massiva dos docentes, não-docentes e estudantes que vão regressar às atividades presenciais. Esta atividade é articulada com o Ministério da tutela e a Cruz Vermelha de Coimbra, que irá ter no Politécnico vários postos de testagem. Já temos um calendário de execução”, explica.

Manuela Ferreira revela que vão ser realizados entre 6.000 e 6.500 testes, “em fases diferentes, consoante o regresso por curso e em função das necessidades”, numa média diária de 200 por dia.

Além da retoma do ensino superior, a nova fase do desconfinamento a 19 de abril prevê ainda a retoma das aulas presenciais do ensino secundário e também a reabertura dos cinemas, teatros, auditórios, centros comerciais, lojas, restaurantes e pastelarias.