Geral

06 de 04 de 2021, 12:42

Covid-19

Pandemia regressou ao lar da Misericórdia de Oliveira de Frades

Provedor da instituição garante que se trata de um caso isolado. Utentes e funcionários acusaram negativo

misericordia oliveira de frades

O lar da Misericórdia de Nossa Senhora dos Milagres, em Oliveira de Frades, voltou a registar um novo caso de Covid-19.

Um utente da valência testou positivo ao novo coronavírus, depois de ter dado entrada no Hospital de Viseu. Ao que o Jornal do Centro apurou, este idoso já tinha estado infetado e tinha tomado as duas doses da vacina. Ao ser testado, apresentou uma baixa carga viral.

A informação foi confirmada pelo provedor da instituição, António Cabrita Grade. “O utente fez o teste de antigénio que foi inconclusivo e depois fez o teste PCR, que deu positivo. Este doente tem 77 anos e já tinha tido Covid-19 no surto do ano passado”, realça.

O primeiro surto no lar da instituição, detetado em outubro do ano passado, infetou cerca de 70 pessoas entre idosos e funcionários da Misericórdia. Oito utentes morreram vítimas da pandemia. Já em janeiro, a Misericórdia teve um segundo surto que começou com 25 infetados, incluindo 17 utentes, cinco enfermeiros e três auxiliares.

Cabrita Grade, que é também diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, fala de um caso isolado e acredita que não se está perante uma reinfeção.

“A ida ao Hospital está relacionada com uma outra situação. A única coisa que se colocaria aqui era a febre, que é comum a estas situações. Estamos em crer que esta é uma situação com alguma carga viral que lhe possa ter dado o teste positivo. Muitas vezes, e nestas situações, não se faziam testes antes de passar os 90 dias, porque sabíamos que íamos encontrar muitos falsos positivos. Este pode ser o caso”, explica.

Com este caso positivo, foi ativo o plano de contingência e as visitas foram canceladas. A Misericórdia testou também os 54 utentes do lar e os funcionários da valência. Segundo Cabrita Grade, todos os testes deram negativo.

Ainda assim, o provedor garante que “continuamos a manter os cuidados redobrados com as regras aplicadas nestas situações”.

Desde o início da pandemia, o concelho de Oliveira de Frades registou 876 casos positivos de Covid-19.