Geral

16 de 04 de 2021, 16:21

Covid-19

Em Resende, há uma família com 12 pessoas infetadas. Autarca pede "juízo"

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Resende tem agora uma taxa de incidência de 385 casos por 100 mil habitantes. Penalva do Castelo promete "cautela"

Ruas de Resende

Os concelhos de Penalva do Castelo e Resende vão estar "debaixo de olho" nos próximos dias porque ultrapassaram os 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, mas vão avançar na mesma para a terceira fase do desconfinamento na próxima segunda-feira (19 de abril).

Segundo avisou na quinta-feira (dia 15) o primeiro-ministro António Costa, estes municípios “têm de ter atenção ao desconfinamento” apesar de avançarem-

Em Resende, há nesta altura 41 casos ativos de Covid-19, resultado de ajuntamentos no período da Páscoa.

Ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Garcez Trindade, fala de uma nova realidade dado que “tivemos um incremento considerável nesta última semana resultado de alguns conterrâneos que estavam a trabalhar no estrangeiro, e que vieram cá na Páscoa e se juntaram com os familiares”. “Até há uma família com 12 pessoas contagiadas”, frisa.

O autarca de Resende vai mais longe e diz mesmo que chegou a altura de as pessoas terem “juízo”. “Se há despreocupação das pessoas que vêm e das famílias que os recebem, isto vai piorar. É uma questão cultural, porque as pessoas têm de obedecer aos procedimentos que todos conhecem para que isto não aconteça”, remata.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Resende tem agora uma taxa de incidência de 385 casos por 100 mil habitantes.

Já o presidente da Câmara de Penalva do Castelo estava confiante de que o concelho seguiria para a terceira fase de desconfinamento. Francisco Carvalho diz que a população local tem tido cuidados com a pandemia e afirma que a família que se encontra infetada agora em Penalva nem era inicialmente reportada no concelho.

“A única cadeia de contacto que temos é de uma única família que nem é seguida pela Unidade de Saúde Familiar e pertence a outro concelho. Na primeira fase, estes casos foram imputados ao outro concelho, mas agora alteraram e estão reportados em Penalva”, explica.

O concelho de Penalva do Castelo tem, nesta altura, registo de dois casos ativos de Covid-19. Francisco Carvalho espera que não haja nenhum novo infetado na próxima avaliação das autoridades.

“Penalva do Castelo tem dois casos de Covid-19. Sem as novas regras, nós estávamos muito bem, mas aceitamos que tenha sido feito assim. Penalva do Castelo”, remata.

Já Carregal do Sal não vai entrar na nova fase do desconfinamento, por continuar a ter mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Por outro lado, Cinfães vai passar para a terceira fase porque passou a estar abaixo da taxa-limite de incidência.