Geral

04 de 05 de 2021, 11:16

Covid-19

População de Carregal do Sal vai ser testada esta quarta-feira

Testes vão decorrer nas corporações de bombeiros do concelho. Em causa, está o aumento de casos e o avanço para as seguintes fases do desconfinamento

Testes Zaragatoa

A população de Carregal do Sal vai ser testada à Covid-19 esta quarta-feira (5 de maio). O anúncio foi feito pela Câmara Municipal.

A testagem será feita pela Cruz Vermelha e pela Administração Regional de Saúde do Centro e será aberta a toda a população.

Carregal do Sal é um dos concelhos que ainda não avançaram nas fases do desconfinamento durante os últimos dias por causa da sua incidência de casos do novo coronavírus, mantendo-se nesta altura na segunda fase.

A testagem decorrerá durante a manhã nos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. À tarde, a operação será realizada na corporação de Cabanas de Viriato.

“Quem ache que quer ou deve fazer ou tenha dúvidas se esteve exposto e teve algum contacto de risco pode dirigir-se a este tipo de rastreios que são dirigidos à população em geral. A intenção é tentar identificar o maior número de casos, principalmente os assintomáticos, que são aqueles que nos preocupam mais porque não apresentam sintomas e não são testados”, explicou o delegado de saúde local, Pedro Morais.

Em comunicado, a Câmara Municipal apela à população “para evitar aglomerações e respeitar escrupulosamente as restantes normas emanadas da Direção-Geral da Saúde”.

Podem ser feitos mais de 200 testes rápidos. Esta não é a primeira vez que decorre uma campanha deste género em Carregal do Sal. Nas últimas semanas, os testes foram feitos no Centro de Saúde local.

“Nunca tivemos nenhum positivo, sendo que já foram feitos mais de 100 testes”, disse Pedro Morais.

Desde o início da pandemia, o concelho de Carregal do Sal registou 535 infetados pela Covid-19.