Geral

01 de 11 de 2022, 10:31

Covid-19

Professores: Greve nas escolas esta quarta-feira

Docentes insatisfeitos com proposta de Orçamento de Estado para 2023

aulas música mangualde

Fotógrafo: D.R.

Esta quarta-feira, dia 2 de novembro, muitos alunos da região deverão ficar sem aulas. Os professores vão estar em greve o que poderá levar a “furos” nos horários dos estudantes, admite o Sindicato dos Professores da Região Centro. A paralisação foi convocada pela FENPROF.

“A greve tem que ver com a ausência de medidas, no Orçamento de Estado de 2023 que já foi aprovado na Assembleia da República, que respondam a um conjunto largo de reivindicações de professores”, começa por explicar o sindicalista Francisco Almeida.

Entre essas reclamações estão questões relacionadas com a carreira, a contagem de tempo se serviço, o fim das quotas, a aposentação dos professores. A classe docente exige ainda as 35 horas semanais para todos os professores, mudanças no concurso e mobilidade por doença. O protesto foi marcado também contra a ausência de respostas do Governo para democratizar a gestão das escolas e contra a municipalização do ensino.

“É impossível adiantar uma percentagem de adesão, mas os contatos que temos tido nas escolas apontam para uma grande greve de professores”, adianta Francisco Almeida, alertando que com a greve muitos alunos poderão ficar sem aulas.

“A greve dos professores vai para além das questões dos interesses profissionais dos professores, vai ao encontro de aspirações dos próprios pais, da necessidade de colocação de professores e de termos políticas que não deixem os estudantes sem professor”, acrescenta Francisco Almeida.

“É um sacrifício que tem que ser feito para alcançarmos uma melhor escola pública”, conclui o sindicalista.