Geral

01 de 07 de 2021, 18:04

Diário

Viseu com 500 alunos e professores isolados. Mais 35 casos nas últimas horas

Câmara pode endurecer as medidas caso a situação piore. Taxa de incidência de Covid-19 já ronda os 165 casos por 100 mil habitantes

ponto de situação pandemico viseu 01 07 2021

O concelho de Viseu registou mais 35 infetados por Covid-19 só nas últimas 24 horas. A taxa de incidência já ronda os 165 casos por 100 mil habitantes.

A informação foi revelada aos jornalistas esta quinta-feira (1 de julho) pelas autoridades de saúde da região. Os dados foram conhecidos no mesmo dia em que o Governo colocou Viseu sob alerta devido à elevada incidência de infeções provocadas pelo novo coronavírus.

Segundo as autoridades de saúde pública, o grosso dos contágios em Viseu dá-se em eventos e em convívios familiares e sociais. A maioria dos infetados tem entre os 20 e os 50 anos.

Segundo revelou a delegada de saúde Sara Dias, alguns dos casos positivos registados em Viseu “já tinham o esquema de vacinação completo”. “Isto não quer dizer que a vacina não seja eficaz. Ela é efetivamente eficaz, não há nenhuma vacina que seja eficaz a 100 por cento e o objetivo passa precisamente por evitar doenças graves”, disse.

Já nas escolas, há 500 alunos, professores e funcionários não-docentes em isolamento por causa da Covid-19. Ao todo, 25 turmas estão a fazer quarentena em casa.

Sara Dias admitiu que as autoridades têm registado “um aumento bastante grande de situações em escolas, das quais algumas ainda estão em atividades letivas, o que também é uma situação que nos preocupa mas na qual estamos a intervir rapidamente” através das testagens massivas de forma a identificar e isolar novos casos, mesmo estando assintomáticos.

Também de acordo com as autoridades de saúde, há casos de Covid-19 em escolas dos vários níveis de ensino. Apesar do aumento de infeções, não está em cima da mesa o fecho dos estabelecimentos de ensino.

Quanto à realização de eventos privados como os Jardins Efémeros, que arrancam já este sábado (dia 3), as autoridades de saúde admitiram que não têm poderes para os proibir, mas garantiram mesmo que não haverá problemas se as normas estiverem todas cumpridas.



Câmara pode endurecer as medidas, admite presidente

Face ao aumento de casos no concelho, a Câmara de Viseu teve de tomar várias medidas. A presidente Conceição Azevedo lembrou aos jornalistas o adiamento dos concertos que iriam decorrer esta quinta, sexta-feira e sábado no centro histórico da cidade com os artistas Samuel Úria, Tilhon e Virgul, no âmbito do Verão na Cidade Jardim.

A autarca revelou também o adiamento da Festa das Freguesias, que costumava decorrer no Parque Aquilino Ribeiro. “Entendemos que era também um momento em que há muita gente a circular e a parar em cada uma das barraquinhas e que poderia provocar alguma aglomeração e problemas posteriores”, justificou.

Conceição Azevedo deixou ainda um aviso, dizendo que a autarquia de Viseu ainda pode endurecer as medidas caso a situação piore.

“O Município não hesitará. Já tomámos algumas decisões como o adiamento de alguns eventos, mas, dependendo da evolução das coisas, não hesitaremos em tomar as medidas que sejam necessárias para a proteção das pessoas porque é essa a nossa maior preocupação”, assumiu.

A presidente da Câmara mostrou-se ainda preocupada com a concentração de pessoas na zona histórica da cidade, em concreto nas esplanadas. Por isso, Conceição Azevedo revelou ter pedido a intervenção das forças policiais para controlar a situação.

“Se for ao fim de semana, há de facto uma grande concentração de pessoas e, mesmo independentemente dos eventos se realizarem ou não, foi solicitada às forças de segurança que atuassem nestas zonas porque as pessoas estão mais despreocupadas e relaxadas, mas a pandemia ainda não terminou”, alertou a autarca.



Hospital de Viseu não está sob pressão

Apesar do aumento de casos, o Hospital de Viseu ainda não está sob pressão, contando apenas com cinco pessoas internadas com Covid-19, todas elas hospitalizadas na enfermaria.

Contudo, com o disparar das infeções na capital do distrito, o coordenador municipal da Proteção Civil de Viseu, Rui Nogueira, pediu às pessoas para não baixarem a guarda.

“Estamos confiantes na medida em que há um indicador importante, o do Hospital, que nos deixa ainda confortáveis, mas também temos de mostrar à população que temos de estar todos preocupados. Não estamos a viver tempos normais e não estamos a viver um verão normal. Esperamos que isso venha a acontecer no próximo ano”, disse.

Rui Nogueira dirigiu um “pedido de colaboração” aos viseenses e lembrou que o combate à pandemia pertence a todos, apelando ao cumprimento das regras sanitárias para evitar novos casos de infeção.

“O combate compete a cada um de nós, que tem de ser agente de segurança sanitária. Portanto, dentro daquilo que é a possibilidade de cada um, é preciso cumprir com as medidas mas, acima de tudo, ter comportamentos que sejam seguros do ponto de vista da segurança sanitária”, concluiu o responsável da Proteção Civil municipal.