Geral

22 de 11 de 2021, 16:03

Cultura

“Plano Comensal de Leitura” esta terça-feira no Teatro Viriato

Espetáculo foi criado a partir do livro “Vamos Comprar um Poeta”, de Afonso Cruz, e pretende refletir sobre a cultura e a criatividade

comensais

Fotógrafo: D.R.

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe já esta terça-feira (23 de novembro) o espetáculo “Plano Comensal de Leitura”, que quer pôr as famílias a discutir cultura, arte, poesia e criatividade além de outros temas como utopia, beleza, criatividade, economia e política.

A peça dirigida por Marta Bernardes a partir do livro “Vamos Comprar um Poeta”, de Afonso Cruz, será apresentado às 19h30 de amanhã e pretende discutir o papel do teatro e da arte na coisa pública, pensando-o a partir das pequenas ações que cada um pode, consegue ou quer fazer.

Todo o espetáculo irá desenrolar-se à mesa com as personagens a conversar sobre a economia “que dá de comer, mas não alimenta, sobre a forma como os artistas são vistos numa sociedade capitalista que não privilegia a cultura e as artes como bem essencial, sobre a importância de olhar para o mundo com outras perspetivas”.

Na história, a protagonista - uma adolescente - escolheu ter um poeta que irá transformar, pouco a pouco, a realidade da sua família.

O espetáculo foi cocriado e será interpretado em palco por Catarina Carvalho Gomes, Ivo Romeu Bastos, Ricardo Vaz Trindade e Vanda R. Rodrigues.

Marta Rodrigues fala desta peça como “um passo necessário no seguimento do trabalho teatral que tenho desenvolvido junto do público infantil, onde a insistência na dimensão transformadora dos processos poéticos e filosóficos, sempre aliados a uma alegria das formas e da língua, da sua possibilidade plástica e narrativa, e da sua potência enquanto experiências de transformação do quotidiano e da vivência do real, são a força motriz da sua criação”.

Os bilhetes ainda estão à venda, no valor de quatro euros, podendo ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Viriato, na plataforma BOL e nos balcões dos CTT, da Fnac e do Forum Viseu.