Filipa Jesus

18 de 05 de 2021, 20:21

Cultura

A Casa da Calçada é agora o Museu Keil Amaral

No Dia Internacional dos Museus, a Câmara de Viseu inaugurou o oitavo museu municipal. É sobre os Keil Amaral, uma família da arte

Inauguração do Museu Keil Amaral

Fotógrafo: Igor Ferreira

A arte de uma família uniu-se, finalmente, num único espaço. Percorrem-se cinco gerações de uma família amante da arte na sua forma mais pura. De sala em sala, viajamos entre pinturas, fotografias, ilustrações, peças de alfaiataria, maquetes, mobiliário, azulejos, esculturas, coleções de cerâmica, instrumentos musicais, ourivesaria e artesanato. Séculos e séculos de memórias que teimam em não largar todos os objetos que ali repousam. Ao pisar a sala n.º 2 começou a ouvir-se o hino nacional da autoria de um dos membros, Alfredo Keil. Quase que o piano do canto o acompanhava. E é no Dia Internacional dos Museus (18 de maio) que a Casa da Calçada, na zona histórica da cidade de Viseu, ganha uma nova vestimenta com a inauguração do Museu Keil do Amaral - Pessoas, Arte, Coleções. Tudo para conservar o que o passado não levou.

“As minhas primeiras palavras vão para alguém que está na memória e nos corações de todos nós. No início de 2020, o presidente António Almeida Henriques exprimiu o desejo de inaugurar o Museu Keil Amaral no Dia Internacional dos Museus. Infelizmente, no ano passado não foi possível cumprir esse desejo. Um ano depois é com sentimento de dever cumprido que aqui estamos hoje para honrar o desejo do nosso presidente e oferecer à cidade, aos viseenses e a todos que os que visitam a nossa região, mais um espaço museológico de excelência”, começou por dizer Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, agradecendo também a presença de alguns dos membros da família Keil Amaral, nomeadamente o arquiteto Francisco Keil Amaral, Lídia Keil Amaral, Pedro Keil Amaral e Leonor Keil Amaral.

Na cerimónia de inauguração, a autarca recordou que este projeto teve início em 2012, ainda durante o mandato do ex-presidente, Fernando Ruas. Todas as peças “contam-nos não uma, mas várias histórias. Levam-nos numa viagem pelo percurso da vida de cinco gerações da família Keil Amaral, estritamente ligada à arte”, acrescentou, admitindo que “aqui podemos também ver e sentir um pouco do que marcou o nosso país no século XIX e XX, como a história de vida de Alfredo Keil, autor do hino nacional”.

É também um reforço na oferta cultural da cidade de Viseu e, a partir de agora, “a rede municipal de museus passa a contar com um total de oito espaços museológico, algo que muito nos orgulha”, frisou, não esquecendo que a Casa da Calçada “é um tesouro de Viseu”.

Na cerimónia de inauguração, a autarca também deixou umas palavras a Jorge Sobrado, atual vereador, e a Odete Paiva, ex-vereadora e atual diretora do Museu Nacional, que “nos últimos anos, enquanto vereadores da cultura, acompanharam a evolução deste projeto”.

No coração de Portugal, o Dia Internacional dos Museus também se celebrou no Museu Almeida Moreira, no Museu do Linho de Várzea de Calde, na Casa da Ribeira, no Museu de História da Cidade, no Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques, no Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu e, por último, no Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho, com desafios e atividades para todas as idades.

Inauguração do Museu Keil Amaral

Fotógrafo: Igor Ferreira