Geral

03 de 06 de 2023, 08:42

Cultura

A porquinha "Glória" tem histórias para mostrar em Tondela

O espetáculo de rua, que arrasta multidões de curiosos para descobrir o que se passa dentro da porca, foi criado em 1982 por Edward Taylor e Sue Auty. Após mais de doze anos de sucesso com digressões por todo o mundo, "Oink" instalou-se no Parque Urbano

oink

Uma porca insuflável deitada no Parque Urbano de Tondela, para cujo ventre o público espreita, como porquinhos a saciar a fome, faz o convite à população para assistir a um pequeno espetáculo mágico que acontece dentro da sua barriga. Glória tem nove metros de comprimento, cheira, ronca, observa e deixa-se admirar com muito prazer. Está em Tondela para fazer companhia até domingo a miúdos e graúdos.

Trata-se de uma criação da companhia de teatro inglesa Whalley Range All Stars, que fez a sua estreia nacional no FIMFA Lx5 Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
“Oink”, o outro nome da Glória, está em Tondela para “estimular a imaginação” . A convite de um camponês, o público, prostrado no chão, tem oportunidade de agir como os pequenos leitões, assistindo, através de pequenas janelas abertas na estrutura insuflável, a um pequeno espectáculo de 10 minutos que se desenrola dentro do ventre da porca.

Este espetáculo de rua, que arrasta multidões de curiosos para descobrir o que se passa dentro da porca, foi criado em 1982 por Edward Taylor e Sue Auty.
Após mais de doze anos de sucesso com digressões por todo o mundo, esta enorme porquinha tem novos donos e vive na Bélgica com a companhia De Kaaimannen e agora viaja até Tondela com a Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.