Geral

11 de 03 de 2023, 09:00

Cultura

ACERT recebe odes e assinala o Dia Mundial do Teatro

Cláudia Sul atua este sábado na Associação Cultural de Tondela, que também vai organizar um programa comemorativo do Dia do Teatro no final de março

a sul acert

Fotógrafo: ACERT

A ACERT, em Tondela, recebe este sábado (11 de março) o concerto de Cláudia Sul, que apresenta o projeto musical A Sul. A atuação, agendada para as 23h00, será marcada pela apresentação do álbum Já Agora. Uma atuação que, segundo o resumo facultado pela associação cultural, servirá para “refletir sobre o indivíduo e as adversidades que enfrenta”.

“Uma ode a tudo aquilo que nos bloqueia, que nos faz viajar para um mundo inocente e seguro, longe das responsabilidades do real”, refere a sinopse. O concerto é de entrada gratuita.

A Sul é o nome artístico de um projeto musical composto e produzido por Cláudia Sul. Com origem em Lisboa, a música pretende incorporar os seus conhecimentos de som na conceção da sua obra. Também hoje, às 11h00, tem início uma oficina de filosofia para famílias conduzida por Joana Rita Sousa.

Já nos dias 23 e 24 de março a ACERT recebe, pelas 10h30 e 14h30, a palestra A Vida Privada das Plantas, orientada pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e voltada para alunos de Tondela.

Será que conhecemos mesmo as plantas, como seres vivos em constante "diálogo" com o mundo? A resposta será debatida nesta palestra para alunos de Tondela.

A ACERT irá depois comemorar o Dia Mundial do Teatro – assinalado a 27 de março – com a apresentação de dois espetáculos. O primeiro, Sob a Terra, sobe ao palco no dia 26 às 18h00 e toca na temática dos incêndios florestais.

A peça da Leirena Teatro conta a história de uma aldeia e das suas gentes em três capítulos, numa terra onde a irresponsabilidade e a ignorância imperam, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo.

No dia 27 a companhia Casa da Esquina apresenta Cartas de Guerra (61-74), às 21h45, criando um espetáculo que contamina o documental e o ficcional para investigar o passado colonial português. Ambos os espetáculos têm entrada grátis.