Geral

06 de 12 de 2022, 14:51

Cultura

Aluno do Politécnico de Viseu vence concurso de jovens criadores

Dany Marques Ferreira venceu a edição deste ano da Mostra Nacional de Jovens Criadores na categoria de Arte Digital

dany marques ferreira

Fotógrafo: D.R./Instituto Politécnico de Viseu

O aluno do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Dany Marques Ferreira, venceu a edição deste ano da Mostra Nacional de Jovens Criadores na categoria de Arte Digital. A vitória foi conseguida no passado sábado (dia 3), em Almada, onde mais de 100 jovens artistas apresentaram as suas obras.

O estudante de 22 anos, que frequenta o curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), conquistou a distinção com “Plasticine”, uma obra que foi criada no âmbito do seu Projeto de Arte e Multimédia.

A Mostra Nacional de Jovens Criadores, organizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, é o mais importante programa de estímulo à criação por jovens artistas em Portugal. Cada vencedor recebeu um prémio no valor de 1.000 euros.

A obra “Plasticine” é apresentada num cenário de um museu de história natural, em que os seres são fotografados por novas espécies não identificadas “que se apresentam centenas de anos depois, testemunhando a influência extrema que o ser humano deixou no planeta após a sua extinção”, revela o IPV em comunicado.

“A exploração, modificação genética e desprezo pelas necessidades da Mãe Natureza, resultaram na extinção em massa de espécies e, consequentemente, a seleção das mais resistentes que têm agora uma aparência artificial e irreconhecível”, é explicado.

Dany Ferreira desde cedo revelou os seus dotes criativos, tendo começado a aprender pintura aos oito anos. “No ensino secundário frequentou um curso profissional de artes do espetáculo, permitindo-lhe integrar emoções humanas na expressão artística”, conta a instituição de ensino superior.

Agora, na ESEV, Dany Ferreira desenvolve habilidades artísticas e técnicas e aprofunda conhecimentos em diversas áreas “que permitem manipular diferentes materiais e programas”. Como criador, gosta de experimentar vários meios artísticos.