Geral

20 de 05 de 2023, 09:00

Cultura

Amarelo Silvestre prepara espetáculo sobre o trabalho

"Diário de uma República", um projeto que visa refletir sobre o país e as pessoas em uma década, entra na sua segunda edição. Antestreia acontece no início de junho, em Canas de Senhorim.

Amarelo Silvestre Diário de uma República II

Fotógrafo: Daniel Teixeira Pinto

A companhia de teatro Amarelo Silvestre está a preparar a sua nova criação, o espetáculo “Diário de uma República II”, a menos de um mês da antestreia que acontece nos dias 2 e 3 de junho em Canas de Senhorim.

A peça está integrada num projeto mais abrangente que explora o país através da fotografia, do olhar e da escuta durante uma década. Depois de refletir sobre a justiça, a segunda edição foca-se na questão do trabalho a partir das fotografias recolhidas pelos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson D’Aires em Nelas, Viana do Castelo, Loulé e Ílhavo e das histórias que essas imagens contam.

Esse trabalho será refletido “no seu sentido mais amplo” como o trabalho das mãos, do corpo, da cabeça, o trabalho humano na paisagem, as questões de género e sociais do trabalho, a beleza e a feiura do trabalho.

O Diário de uma República II pretende ser um espetáculo sobre o país e as pessoas, feito “das imagens e dos sinais de vida que recolhemos nos territórios por onde passámos”, explica o Amarelo Silvestre.

A antestreia acontece nos dias 2 e 3 de junho, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, e a estreia em Loulé, no Cineteatro Louletano, nos dias 9 e 10 do mesmo mês. O projeto de teatro e fotografia “Diário de uma República” começou há três anos e só termina em 2030.