Geral

26 de 05 de 2022, 16:29

Cultura

Escultura “sem preconceitos” retrata o amor e a liberdade

Escultor de São Pedro do Sul inaugura este sábado à tarde a peça feita em granito que tem 60 toneladas e nove metros de altura

escultura do amor

Fotógrafo: D.R./Custódio Almeida

O espaço Arte Dança Nua, em Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul, inaugura este sábado (28 de maio) uma escultura de grandes dimensões que retrata sobre o amor.

A peça é da autoria do artista Custódio Almeida e representa dois corpos nus. O escultor explica que a obra “retrata dois nus, um casal, que estão ligados ao sexo”.

“É um casal a fazer amor numa obra que retrata a liberdade, sem preconceitos, e é assim que eu vejo a vida e o mundo no qual estou inserido e vivo com os meus fantasmas e as minhas personagens que me fazem mover toda a minha obra”, explica.

Segundo Custódio Almeida, a escultura demorou cerca de dois anos e meio a fazer. “Desenhei diversas vezes e, ao longo deste processo, a obra muda bastante”, acrescenta.

O escultor justifica ainda o nome que decidiu atribuir a esta peça, dizendo que se inspirou no seu ambiente. “Inspirei-me na minha ligação entre as mulheres e o meu passado vivido. Também é um retrato do amor e da ligação entre o homem e a mulher em termos humanos”, afirma.

A obra de arte, esculpida numa peça de granito, tem nove metros de altura e pesa cerca de 60 toneladas, “toda ela em pedra gravada”. “Não está lá só em si a escultura erguida. Os corpos estão gravados, contam as minhas histórias e retratam também momentos do meu dia-a-dia em que eu me inspirava e acabei por desenhar os meus riscos nos próprios nus”, refere Custódio Almeida.

A escultura ficará instalada na entrada do Arte Dança Nua, que contará também com uma mostra de obras de outros artistas, desafiados por Custódio Almeida, para apresentarem as suas criações artísticas.

Distribuído por uma área de três hectares, o espaço já tem dois círculos de pedra erguidos para exposição permanente: o "Grito da Pedra", constituído por 32 esculturas, e a "Dança das Nuas", com 10 esculturas com cerca de 13 metros.

Natural de Gralheira, na freguesia de São Cristóvão de Lafões, Custódio Almeida é autodidata e já fez várias obras em Portugal e no estrangeiro, dedicando-se à significância do universo feminino, em particular ao nu artístico.