Regar plantas água seca rega
Barragem de Fagilde
noite branca pias cinfães
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Cultura » Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela

Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela

pub
 Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela - Jornal do Centro
11.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela - Jornal do Centro
11.10.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela - Jornal do Centro

Foi apresentado no último fim de semana o livro “Caderno de Viagens”, que conta histórias de pessoas e lugares do concelho de Tondela em áreas como a arqueologia, arquitetura, artesanato e gastronomia local, entre outras.

A obra é da autoria da jornalista Sara Figueiredo Costa, que a escreveu em colaboração com o designer gráfico e ilustrador Zé Tavares. O livro foi apresentado no passado sábado (9 de outubro) no Solar de Vilar de Besteiros, em Tondela.

Na apresentação, Sara Figueiredo Costa disse que este livro propõe “uma viagem ou várias viagens a Tondela que nascem com a vontade de dar a conhecer o concelho, sobretudo às pessoas que não vivem cá, que não conhecem e que eventualmente poderão vir cá passear, conhecer”. “Quisemos fazê-lo de uma forma mais pessoal, um pouco mais descontraída e daí termos-lhe chamado Caderno de Viagens”, acrescentou a autora.

Um livro que, segundo a jornalista, resultou de viagens feitas “durante o último ano e meio,” com algumas paragens no meio por causa da pandemia da Covid-19. Para este livro, foram visitados “alguns sítios que já conhecíamos e que sabíamos que são emblemáticos, como a Arquinha da Moura ou as olarias do barro negro de Molelos”.

“Também visitámos sítios desconhecidos onde nunca tínhamos estado. Andámos pelas aldeias da Serra do Caramulo, falámos com pessoas que vivem e trabalham no concelho, escutámos histórias de algumas pessoas mais velhas que nos contaram como era a agricultura e o quotidiano há 20, 30, 40 ou 60 anos”, acrescentou.

Sara Figueiredo Costa acrescentou que o livro reflete não apenas o património material e imaterial de Tondela, mas também do “património humano, das pessoas que aqui vivem e têm memórias de vivências que estão profundamente ligadas e profundamente enraizadas neste território”.

As ilustrações estiveram a cargo de Zé Tavares, que foi desenhando o que via em Tondela, incluindo paisagens, património e pessoas. Além dos relatos das pessoas ouvidas pelos autores, o livro também foi completado por informações retiradas de outros livros dedicados ao concelho e recolhidas junto de outras pessoas.

Segundo Sara Costa, o livro “Caderno de Viagens” pretende ser um mapa de orientação para quem queira descobrir Tondela.

“A ideia é que as pessoas possam andar pelo concelho e reconhecer os sítios que nós descrevemos, mas também encontrar outros sítios, porque de certeza que há imensos outros sítios que não estão registados neste livro. A ideia é que este livro seja um ponto de partida para outras viagens que possam fazer pelo concelho de Tondela”, conta a escritora.

A sessão de lançamento do livro contou com a participação do presidente da Câmara, José António Jesus, e do jornalista Carlos Vaz Marques, que fez a apresentação.

pub
 Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar