Geral

23 de 11 de 2022, 11:16

Cultura

Cartoons em exposição na Biblioteca de Santa Comba Dão

Biblioteca Municipal Alves Mateus recebe exposição com os melhores desenhos do Festival Internacional de Cartoon Escolar até ao final do ano

desenhos cartoon exposição

Fotógrafo: D.R./Câmara de Santa Comba Dão

A Biblioteca Municipal Alves Mateus, em Santa Comba Dão, recebe até 30 de dezembro a exposição da quinta edição do International School Cartoon Festival (ISCF), dedicado ao tema “O Direito à Educação”.

A exposição revela alguns dos melhores desenhos da última edição do festival que tem registado nos últimos anos “um aumento muito significativo de participações quer de alunos, quer de escolas, quer, sobretudo, de países aderentes”, revela o município local.

A organização recebeu um total de 1.600 desenhos vindos de 52 países entre os quais Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Egito, Sérvia, Índia, Irão, Noruega, Perú, Rússia e Turquia.

Os trabalhos estão integrados nas categorias “Estudante”, que junta participantes entre os 12 e os 15 anos, e “Profissional”, que alberga os cartoons de todos os participantes com mais de 18 anos.

O principal objetivo é que cada jovem “possa ter a possibilidade de criar, de se expressar criticamente e alertar para problemas/condições do meio que o rodeia, ou, simplesmente, de dar a conhecer a sua cultura e as suas tradições, de mostrar a sua arte”.

A exposição em Santa Comba Dão resulta de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas local e a organização do ISCF.

O festival é dinamizado pelo Grupo de Artes Visuais e pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Molelos, do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, em parceria com a Câmara de Tondela.