Diogo Paredes

21 de 06 de 2024, 14:00

Cultura

Cavalhadas de Vildemoinhos recuperam carro humorístico ao fim de duas décadas e homenageiam Carlos Lopes

O desfile deste ano conta com a participação da charanga a cavalo da GNR e um carro temático da Casa do FC Porto de Viseu

Fotógrafo: Igor Ferreira

As Cavalhadas de Vildemoinhos vão contar com uma homenagem a Carlos Lopes, com a presença do antigo atleta trambelo no camarote do desfile. Esta, contudo, não é a única novidade deste ano.

O desfile, que acontece no dia 24 de junho às 09h00, vai contar com a participação da charanga a cavalo da GNR. Além disso, a Casa do FC Porte de Viseu irá participar nas Cavalhadas de Vildemoinhos com o seu próprio carro temático. Ao todo, são 21 os carros que desfilam na segunda-feira no Rossio de Viseu, sendo um deles um carro humorístico.

“É algo que não é feito há cerca de 20 anos, e que nós nesta nova direção quisemos voltar a trazer para o desfile das Cavalhadas de Vildemoinhos”, explicou ao Jornal do Centro a presidente da associação que promove esta festividade, Carla Abibe. “Este ano apostámos na construção de raiz de todos os carros. São tantos que o pavilhão que temos em Vildemoinhos não chegou para albergar tantas construções, tivemos de utilizar outros pavilhões e casas particulares”, contou ainda a presidente da Associação das Cavalhadas de Vildemoinhos.

Também os Zés Pereiras de Vildemoinhos vão participar – como é hábito – no corso das Cavalhadas. A novidade, contudo, está numa colaboração desenvolvida em fevereiro deste ano com o artista contemporâneo Pedro Tudela. Como parte da sua residência artística em Viseu, Pedro Tudela gravou e desconstruiu algumas das composições musicais dos Zés Pereiras de Vildemoinhos. O trabalho final desta parceria é uma composição inteiramente original criada pelo artista plástico e os Zés Pereiras, que será tocada no desfile deste ano.

As Cavalhadas de Vildemoinhos vão obrigar ao corte de trânsito na cidade de Viseu entre as 08h00 e as 13h00 de segunda-feira, nas ruas por onde passa o desfile. A véspera do cortejo, dia 23 de junho, vai contar com a Queima do Pinheiro às 23h30, assim como uma atuação dos Zés Pereiras de Vildemoinhos.