A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Muito jazz ao som de clássicos do Frank Sinatra, Michael Bublé ou Nat King Cole numa autêntica jornada pelo Natal. Em Tondela será possível viajar, através da imaginação, para uma rua nova-iorquina em plena época natalícia, com queda de neve e iluminação a condizer.
Este sábado, o Coimbra Jazz Ensemble, em conjunto com o músico norte-americano Chuck Wansley, apresentam o concerto “Journey Into Christmas” na ACERT. O espetáculo, com início previsto para as 21h45, apresentará um cancioneiro de Natal que procura levar os grandes clássicos natalícios de orquestra. Esta, contudo, não é a primeira vez que Chuck Wansley e Coimbra Jazz Ensemble tocam em Tondela. No ano passado, os músicos apresentaram um concerto que reunia igualmente grandes clássicos musicais, com uma diferença. “Da outra vez foi um concerto de orquestra de jazz e não foi com músicas de Natal, foi mais uma espécie de concerto com música ao estilo de Hollywood”, explicou Chuck Wansley ao Jornal do Centro. O artista cantou na sexta-feira em Santa Comba Dão, na Casa da Cultura.
A influência dos grandes músicos de jazz e orquestra é notória para o músico nascido em Queens, um bairro de Nova Iorque. “Ao crescer, ouvia muitos artistas de jazz, desde Frank Sinatra a Joe Williams, passando por Nat King Cole e a todos os grandes do jazz. Depois atualmente o Michael Bublé faz algumas canções do mesmo género, assim como o Robbie Williams”, contou Chuck. “Os arranjos que eu tenho são os arranjos desses artistas, os quais eu gosto muito, pelo que procuro manter-me dentro do género de orquestras de jazz e todas estas canções de Natal são canções tocadas no passado.”
Em relação ao modo como é celebrado o Natal em Portugal, o artista, que reside há quase dois anos na vila de Pedrogão Pequeno com a mulher – depois de cerca de seis anos em Praga, na República Checa – ficou surpreendido ao ver que as pessoas em Portugal gostam de muitas músicas de Natal apreciadas do outro lado do Atlântico. “São mesmo clássicos mundiais. Fico feliz por cantá-los e por poder trazer o meu estilo. Enquanto artista afro-americano, vou cantar músicas antigas de jazz, mas com um pequeno toque, para que tenham uma pitada de soul”, contou Chuck Wansley.
Esta maneira de cantar, contou o músico, é um modo de honrar tanto as canções como os seus artistas, ao mesmo tempo que permite ao música nova-iorquino dar o seu próprio contributo nas músicas. “Não me desvio muito delas, porque os músicos originais compuseram-nas tão bem que às vezes não quero destruir esse sentimento, mas tento pôr um toque meu nelas”, continuou. “Mas estes clássicos de Natal são intemporais. Estarão cá para sempre e sinto-me mesmo muito feliz e muito sortudo por poder cantá-los e mostrá-los ao público.”
Antes de cantar em conjunto com grupos de banda e orquestra, Chuck Wansley passou por grupos como Up With People e Warp-9. O músico tem ainda uma ligação forte com Los Angeles, local onde esteve durante mais de duas décadas a trabalhar enquanto vocalista e líder de banda. Desde 2015, altura em que se mudou para Praga, na República Checa, Chuck Wansley tem viajado pelo mundo, acompanhando diversos grupos e orquestras. Além disso, o artista canta ainda com a sua banda, Chuck Wansley After Hours, em festivais de jazz, tanto na Europa como nos Estados Unidos da América.