Geral

22 de 11 de 2022, 10:38

Cultura

Filme português candidato aos Óscares exibido em Viseu

Cine Clube prepara programação para comemorar os 67 anos de atividade durante novembro e dezembro

alma viva filme

Fotógrafo: D.R.

O Cine Clube de Viseu anunciou esta terça-feira (22 de novembro) a programação de finais de novembro e início de dezembro, altura em que a instituição assinala 67 anos de atividade.

Esta quinta-feira (dia 24), será exibido o filme “Mulher de um Espião” do cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa, que ganhou o prémio de Melhor Realizador no Festival de Veneza de 2020.

Na noite que antecede o início da Segunda Guerra Mundial, o comerciante Yusaku sente que se avizinha um futuro perturbador e decide deixar a mulher Satoko e viajar para a Manchúria, onde será testemunha de atos bárbaros que quer denunciar.

A 30 de novembro, o Cine Clube apresenta “Alma Viva” de Cristèle Alves Meira, o filme escolhido para representar Portugal na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional no próximo ano.

A história fala sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura de Trás-os-Montes, em que a pequena Salomé regressa com a família à sua aldeia natal no verão e sente-se assombrada pelo espírito da sua recém-falecida avó, que os aldeões tomavam por bruxa.

Em dezembro, o mês começa com a projeção de “Azor – Nem uma Palavra” de Andreas Fontana, que conta a história de um banqueiro suíço que chega à Argentina na época da ditadura militar para substituir um colega que desapareceu sem deixar rasto e que, habituado ao rigor do seu país, sente estranheza ao aperceber-se da promiscuidade entre a banca e os militares e entre os empresários e os diplomatas. O filme será exibido a 7 de dezembro, uma quarta-feira.

Por fim, no dia 15, o Cine Clube comemora os seus 67 anos com “Paris 13” de Jacques Audiard, um filme que retrata o amor moderno com a história de quatro amigos que se sentem atraídos um pelo outro enquanto fazem os seus percursos individuais pelo 13.º distrito de Paris.

Todas as sessões estão agendadas para as 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Neste ano de 2022, o Cine Clube de Viseu organizou oito ciclos temáticos de cinema, totalizando 75 sessões de cinema, algumas delas com a presença de cineastas e convidados, além do festival Vistacurta e do projeto Cinema para as Escolas, entre outras atividades.