Geral

16 de 05 de 2023, 09:30

Cultura

Cineasta João Botelho vem a Lamego este final da semana

Câmara Municipal e Teatro Ribeiro Conceição organizam um ciclo de sessões e conversas com o realizador natural de Lamego para os públicos escolar e em geral. "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu" e "Um Filme em Forma de Assim" são os filmes apresentados esta sexta-feira e sábado

joão botelho

Fotógrafo: Global Imagens

O cineasta João Botelho regressa à cidade de Lamego, a sua terra natal, nesta sexta-feira e sábado (19 e 20 de maio). A Câmara Municipal e o Teatro Ribeiro Conceição organizam um ciclo de sessões e conversas com o realizador português.

O percurso de João Botelho – reconhecido a nível nacional e internacional – será percorrido com alunos e com o público, através de palestras e exibições de filmes que guiarão o público pelo processo de criação dessas obras, como salienta a autarquia local.

Cineclubista e ávido leitor, João Botelho “construiu, durante a sua longa-metragem de vida, uma relação íntima e profícua com o mundo da literatura, transportando para o grande ecrã várias obras dos mais importantes autores nacionais”, acrescenta o município de Lamego.

Esta sexta-feira, às 09h30, será exibido o filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, seguido de uma conversa aberta com alunos pelas 11h40.

Já no sábado, num dia voltado para o público em geral, às 15h00 será exibido o filme “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, seguido de conversa às 16h30. Uma hora mais tarde será apresentado outra película, “Um Filme em Forma de Assim”. A entrada é livre.

João Botelho também realizou, ao longo da carreira, outros filmes como "Filme do Desassossego", "Os Maias", "O Fatalista", "Peregrinação", "A Corte do Norte" e "A Mulher que Acreditava Ser Presidente dos EUA".