Geral

23 de 11 de 2022, 12:31

Cultura

Cinema militante e ativista regressa este fim de semana a Viseu

Desobedoc volta depois de dois anos de ausência. Filmes, concertos e conversas vão decorrer em três locais da cidade

Desobedoc

Fotógrafo: D.R.

O Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso regressa este fim de semana a Viseu, depois de dois anos de ausência devido à Covid-19.

O festival organizado pelo Bloco de Esquerda vai decorrer na cidade durante três dias com filmes, concertos, conversas e convívio em três espaços: CAOS, Em Direita e Cervejaria Santo Graal (em parceria com a associação Fora de Rebanho).

A mostra de cinema militante e ativista volta a Viseu depois de duas edições em formato de extensão em 2016 e 2017 e do formato oficial que arrancou em 2018. Dos cinco filmes que serão exibidos nesta iniciativa, um será musicado ao vivo, “O Imigrante” de Charles Chaplin, com música do viseense Ricardo Carvalho neste sábado (dia 26) às 22h00 no Em Direita.

A sessão de abertura realiza-se no Santo Graal às 22h00 desta sexta-feira (25 de novembro), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com a exibição do documentário "White Riot", de Rubika Shah, um filme que recorda o surgimento do movimento anti-racista Rock Against Racism no Reino Unido.

No mesmo sítio, também vão ter lugar os concertos de Dimmer Future e de Dokuga e um outro momento musical com os Remember & Shuffle.

No sábado, no CAOS, serão exibidos a partir das 15h00 os filmes "O Teu Nome É", de Paulo Patrício, que retrata a trágica morte da transexual Gisberta, e "Novíssimas Cartas Portuguesas", um documentário estreado 50 anos depois do lançamento do livro “Novas Cartas Portuguesas”.

A mostra termina no domingo (dia 27), também no CAOS, que exibe "Josep", a primeira longa-metragem do cartoonista Aurel que conta a história de Josep Bartolí, combatente anti-ditadura e artista que fica num campo de concentração em França depois de ter fugido de Espanha.

Também vai decorrer uma “feirinha insubmissa” que começa às 15h00 e acaba às 19h00 no sábado e às 18h00 no domingo.

O Desobedoc já foi realizado em abril deste ano no Porto, no Cinema Trindade.