Geral

09 de 01 de 2023, 12:44

Cultura

Clã e Frida Kahlo na nova programação da ACERT

Associação cultural de Tondela revelou a nova agenda para o primeiro trimestre deste ano

clã

Fotógrafo: D.R.

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) apresentou a nova programação para o primeiro trimestre deste ano. Até março, a promessa é de “ânimo renovado e a vontade de sempre de ver e fazer acontecer cultura” no espaço cultural. “Convidamos-vos a descobrir a programação para este primeiro mês do ano e a juntarem-se a nós, uma e outra vez, para aplaudirmos juntos tudo o que há para ver”, diz a ACERT em comunicado.

A agenda começa com a apresentação da peça “Frida Kahlo, a Filha da Grande Manhã”, da companhia Trigo Limpo e que é inspirada na vida da célebre pintora mexicana. O espetáculo sobe ao palco esta sexta-feira e sábado (13 e 14 de janeiro), às 21h45. Também estão agendadas sessões escolares para os dias 17, 18 e 19.

Também em janeiro comemoram-se os 10 anos da Cadeira Amarela com uma série de espetáculos na ACERT que começam com a atuação da banda Jesus or a Gun, marcada para as 23h00 do dia 20.

A festa continua no dia 21 com o espetáculo “Always on the Road”, às 21h45, juntando várias gerações e estéticas de música feita a partir da região de Viseu. Nesse espetáculo sobem a palco Plusbeatz, Búfalo Sentado, Carlos Clara Gomes Quinteto, Carlos Peninha, The Greyhound James Band, Bruno Pato, Smoking Beer, Inércia e Wipeout. O espetáculo será solidário com a receita a reverter a favor da União Audiovisual. A festa irá continuar pela noite dentro com "Old School Vinyl Revival", onde serão passados os clássicos dos anos 70 a 90.

Já a 28 de janeiro, os Clã vão atuar na ACERT para um concerto onde a banda irá apresentar o mais recente álbum “Véspera” e tocar os temas mais marcantes da sua carreira. A atuação está agendada para as 21h45.

No mesmo dia, será inaugurada a exposição “Propostas para Abril” de Rogério Ribeiro na Galeria ACERT. A mostra, que estará patente até 26 de março, propõe uma viagem pelos temas que marcaram o percurso artístico do pintor.

Em fevereiro, está agendada para dia 4 às 21h45 a peça “O Céu não lhes Responde” da companhia Este – Estação Teatral, um espetáculo que conta a história de dois refugiados oriundos de países distintos e imaginários e que procuram a felicidade noutro lugar.

No dia 11, o Teatro Experimental Investigação de Alvarim sobe ao palco às 21h45 para apresentar “O Homem de Branco”, uma peça inspirada na vida do Papa João Paulo II. Antes, pelas 11h00, Cláudia Gaiolas apresenta “Antiprincesas”, inspirada na obra da escritora Clarice Lispector. A 18 de fevereiro, a associação cultural D’Orfeu revela a sua nova coleção de canções “Coletânea Estefânia” às 21h45.

A 4 de março, à mesma hora, Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton participam em “Elas e o Jazz”, que recria o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.