Geral

17 de 08 de 2021, 10:27

Cultura

Clarinetista de Mangualde vence prémio da Orquestra Metropolitana de Lisboa

Joana Neves conquistou o prémio INATEL/Orquestra Metropolitana de Lisboa. Já foi recebida em homenagem pela Câmara de Mangualde

joana neves mangualde

A clarinetista Joana Neves foi a vencedora do prémio INATEL/Orquestra Metropolitana de Lisboa deste ano.

A artista de Mangualde já foi recebida na passada sexta-feira (13 de agosto) pela Câmara Municipal, que organizou uma homenagem no salão nobre dos paços do concelho.

A clarinetista da Orquestra POEMa iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na Sociedade Filarmónica de Tibaldinho e seguiu depois para o Conservatório Regional de Música de Viseu. Em 2016, fez provas de admissão na Escola Profissional de Música de Espinho, onde foi aceite e estudou até 2019, ano em que arrecadou o primeiro prémio no concurso interno da escola.

Estuda agora na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de clarinete. Em 2020, recebeu o terceiro prémio no Concurso Nacional Jovens Clarinetistas.

Participou no projeto coletivo de criação musical colaborativa “Oito 24”, tendo participado com este coletivo e ganhado o concurso “Quem é Calouste” da Fundação Calouste Gulbenkian, e no projeto “Músico-Ator”, sob a orientação da encenadora Tânia Azevedo.

Em contexto de orquestra, Joana Neves já trabalhou com maestros como Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Armando Saldarini, Luciano Pereira, Pedro Amaral e Sylvain Gasaçon.

Em colaboração com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, venceu concursos como o 43 Certamen Internacional de Bandes Vila d'Altea em Espanha, o CIB Filarmonia D’Ouro em Santa Maria da Feira e a VI Mostra Musical do Eixo Atlântico em Vila Real.

Hoje, Joana Neves também colabora na Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves e na Orquestra Académica Metropolitana.

O prémio INATEL/Orquestra Metropolitana de Lisboa visa estimular e promover a excelência da formação pedagógica e artística dos alunos da Academia Superior de Orquestra da Metropolitana, além de divulgar os trabalhos a solo dos intérpretes vencedores.