funeral militares
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 10
Hospital de Viseu (1 of 1)_0
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…

11.10.24

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Imbróglios televisivos
cuidados paliativos genérico
x
pexels-cottonbro-4114918
Home » Notícias » Cultura » Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia

Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia

 Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia
26.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia
18.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia

A Romaria Cultural chega este fim de semana (26 a 28 de julho) a Gouveia, trazendo as artes para as ruas, jardins, anfiteatros e miradouros do centro da cidade.

Com uma programação gratuita, a 10.ª edição vai contar com dezenas de espetáculos e iniciativas participativas. O evento arranca esta sexta-feira com a abertura de uma feirinha e a inauguração de sete exposições de artes plásticas e visuais, de vários artistas e coletivos nacionais, distribuídas por galerias e espaços comerciais.

Ao final da tarde, vai haver poesia musicada com Recitasons e Viveiro, seguindo-se o afrobeat, funk e dance de Idioteque e a atuação de Báyãn, criado pelos iranianos Sharif Tavakoli e Sina Shirazi, que procuram extrair melodias milenares do território persa com novas cores e vestimentas.

O Anfiteatro da Cerca vai receber “Raízes”, um espetáculo da Sociedade Musical Gouveense que cruza a música com a dança contemporânea, o dueto Bandua, que faz uma reinterpretação folk eletrónica do cancioneiro popular da Beira Baixa, e a banda Amaterazu, de Viseu, um grupo que promete um universo musical que transcende o tempo e o espaço.

Neste sábado (dia 27), a manhã será marcada por uma caminhada biointerpretativa e por uma oficina que dará nova vida a guarda-chuvas usados. Durante a tarde, o Mirante do Paixotão vai receber jogos de tabuleiro, música eletrónica, uma oficina dedicada aos andorinhões de Gouveia, uma prova de vinhos, a performance “Irrar” que aborda a arte de errar e, ao pôr do sol, o concerto de April Marmara, um projeto musical de Beatriz Diniz.

À noite, será realizado o concerto da Hidden Orchestra, uma experiência musical imersiva do multi-instrumentista, compositor e produtor britânico Joe Acheson naquele que será um concerto único em Portugal. A seguir, vai haver a atuação do Club Makumba, um projeto que junta os músicos Tó Trips (Dead Combo) e João Doce (WrayGunn).

No domingo (dia 28), vão ser apresentados os vídeos premiados este ano no festival de videoarte Fonlad, em Coimbra. A Igreja da Misericórdia recebe o concerto de “a urtiga”, um projeto de música e poesia que explora o formato de canção ao som de guitarras portuguesas.

O momento mais alto será a recriação da Romaria ao Calvário que constitui, segundo os promotores da Romaria Cultural, um “momento de união, partilha e despedida entre artistas, público e organização”.

A recriação será protagonizada pelos ranchos folclóricos de Gouveia e de Vinhó, à qual se seguirá a devolução de uma águia à natureza e uma merenda comunitária.

Ao mesmo tempo, também estão previstas iniciativas com o objetivo de criar espaços de diálogo em torno das dimensões cultural, comunitária e de sustentabilidade ambiental. Uma dessas iniciativas é a “Língua Solta” que, inserida na programação do Teatro-Cine de Gouveia e em parceria com o Grupo Aprender em Festa, procurará refletir sobre a relação entre a ciência e a arte.

A organização antevê uma Romaria Cultural marcada pela nostalgia e identidade, mas sem deixar de “continuar a explorar novos caminhos e apostar na originalidade de formatos de apresentação, ao incorporar as propostas em espaços públicos, criando dinâmicas de envolvimento do público e da comunidade local”.

“Organizada com um espírito comunitário e uma rede de parceiros de várias regiões do país, todas as atividades são de acesso gratuito, democratizando a participação, a fruição cultural e ritmos lentos. São muitas as razões para que neste fim de semana todas as pessoas façam a sua própria romaria a esta encosta da Serra da Estrela, para uma experiência cultural única”, remata.

 Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia

Outras notícias

pub
 Club Makumba, April Marmara, Hidden Orchestra e Amaterazu na Romaria Cultural de Gouveia

Notícias relacionadas

Procurar