Geral

22 de 11 de 2022, 12:52

Cultura

Compositor viseense José Pedro Pinto tem novo trabalho

Liturgia é apresentado no domingo, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia

José Pedro Pinto misericórdia

O compositor e musico viseense José Pedro Pinto tem novas músicas. Os temas vão ser apresentados no próximo domingo (27 de novembro) à tarde na Igreja da Misericórdia de Viseu.

Numa nota enviada ao Jornal do Centro, José Pedro Pinto explica que o espetáculo Liturgia “é um projeto de música original para guitarra clássica, coro e órgão de tubos”.

Formado em guitarra clássica pelo Conservatório Regional de Música de Viseu, o artista editou em 2021 o seu primeiro álbum, Misericórdia. O disco é composto por uma dezena de peças originais para órgão de tubos solo, escritas e gravadas no histórico instrumento do século XVIII da Igreja da Misericórdia de Viseu.

Com o seu novo projeto Liturgia, o José Pedro Pinto “expande a sua música ao coro, com a colaboração do Spei Chorus”. Dirigido pela maestrina Inês Correia, o coro é composto por sete jovens músicos viseenses, formados pelo Conservatório Regional de Viseu: Raquel Rodrigues, Marta Pereira, Joana Matos, David Almeida, Rodrigo Gonçalves, Miguel Cardoso.

As novas músicas vão ser apresentadas pela primeira vez ao público no domingo, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia de Viseu. Está ainda prevista uma segunda apresentação no domingo seguinte, 4 de dezembro, na Capela da Universidade de Coimbra, no contexto do Ciclo de Música “Orphika”.

Os temas serão gravados e editados em álbum no primeiro trimestre de 2023.

O primeiro single de Liturgia, acompanhado do videoclipe, foi lançado há duas semanas. Trata-se de uma peça original para guitarra clássica, gravada na Igreja Madre Rita, na cidade de Viseu.

“A peça foi escrita e tocada numa guitarra de sete cordas, instrumento único criado pelo mestre luthier Andy Manson, famoso pelas guitarras feitas para Jimmy Page e John Paul Jones dos Led Zeppelin, entre outros”, salienta José Pedro Pinto.

Para além de assistir ao espetáculo Liturgia, quem se deslocar no domingo à tarde à Igreja da Misericórdia de Viseu poderá assistir a um cine-concerto do filme Misericórdia realizado por Gonçalo Loureiro, que será projetado na Igreja e acompanhado com música ao vivo tocada no órgão de tubos.

O filme teve a sua antestreia nos Cinemas NOS do Fórum Viseu em novembro de 2021, tendo desde então arrecadado vários prémios em festivais de cinema nacionais - entre os quais se destacam Melhor Filme Português no Fantasporto 2022, Melhor Filme Local no vistacurta 2022, e a nomeação à Melhor Curta Portuguesa no MotelX 2022.