Geral

30 de 04 de 2022, 09:00

Cultura

Dia Mundial da Dança: o palco é livre esta tarde em Viseu

Cidade assinala este sábado a efeméride, um dia depois da data oficial, com um programa especial no Rossio. Durante a tarde, duas escolas vão fazer apresentações livres, mas o palco é livre a todos os que queiram dançar

dança lugar presente

Viseu assinala este sábado (30 de abril), um dia depois da data oficial, o Dia Mundial da Dança com um programa especial no Rossio. Durante a tarde, duas escolas vão fazer apresentações livres, partilhando com o seu prazer pela dança com quem passa.

As atividades são destinadas para todas as idades. Leonor Barata, vereadora da Cultura, explica que o dia vai ser enfatizado por “várias apresentações de escolas da cidade, com apresentações livres e descomprometidas porque não são espetáculos”.

Mesmo assim, a vereadora, que é também bailarina e coreógrafa, frisa que as apresentações pretendem “partilhar com quem passa e está o prazer da dança e dos corpos em movimento e dar alegria para podermos voltar a estarmos juntos e olhar uns para os outros”.

As turmas da Escola Lugar Presente e da AM’Arte vão subir ao palco, mas não só. O palco é livre a todos os que queiram dançar.

“Imaginem que há um adolescente que quer mostrar um solo ou um dueto. Tem o palco livre, como se faziam nas audições nos anos 70. Quem quiser avança. Portanto, não tenho bem a noção de quantas pessoas vão solicitar a participação, mas para já temos estes dois parceiros de peso porque têm muitas turmas e vão apresentar nas várias formações”, disse Leonor Barata.

A iniciativa vai arrancar às 15h00. Todas as pessoas que queiram dançar podem fazê-lo, por ordem de chegada. Há também cursos livres de hip-hop, danças orientais e dança contemporânea.