Geral

20 de 10 de 2021, 10:01

Cultura

Diocese de Viseu mostra “a arte na beleza da eucaristia”

Exposição virtual pretende mostrar "o invisível através do visível", afirma a diretora dos Bens Culturais da Diocese

capela-casa-madre-rita

O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu lançou esta semana o projeto “A arte na beleza da Eucaristia”.

A exposição virtual, lançada na segunda-feira (18 de outubro), pretende dar a conhecer todas as semanas um património religioso diferente que possa refletir sobre a beleza da arte religiosa e da eucaristia.

Fátima Eusébio, responsável pelos Bens Culturais da Diocese, justifica a iniciativa com a divulgação e compreensão dos diversos elementos que são usados nas missas da região.

“A celebração da eucaristia vive muito daquilo do que a envolve, não só de toda a vertente do ritual e da palavra mas também do espaço, de todos os elementos que o compõem e dos objetos utilizados para a celebração”, diz.

Nesse sentido, os Bens Culturais da Diocese de Viseu irão fazer nas palavras de Fátima Eusébio “uma caminhada semanal com a apresentação de um painel para a compreensão dos diversos elementos”.

“É, no fundo, tentarmos não só dar a conhecer mais uma vez aquilo o que existe de património porque vamos sempre procurando peças diferentes que não são muito conhecidas e não estão divulgadas, como também perspetivamos que haja um nível de compreensão do simbolismo de cada uma das peças e do que elas significam na relação de mostrar o invisível através do visível”, explica.

Fátima Eusébio defende que a arte religiosa deve ser compreendida pelo simbolismo da fé. “Qualquer projeto que realizamos no âmbito dos Bens Culturais pretende sempre dar a conhecer aquilo o que existe. Por outro lado, também é um caminho para se salvaguardar e dar a conhecer não só a existência mas também o significado desse património”, afirma.

A diretora dos Bens Culturais defende ainda que toda a arte constitui “uma experiência de pensamento e, por isso, exige a compreensão daquilo do que nós estamos a ver que é”.

“O património da Igreja deve ser sempre compreendido por aquilo que simboliza no contexto da fé, da relação com Deus e da vivência religiosa”, acrescenta.

A exposição virtual pode ser vista na página de Facebook dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.