Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música

Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música

pub
 Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música - Jornal do Centro
10.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música - Jornal do Centro
10.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música - Jornal do Centro

A aldeia de Aveloso, no concelho de São Pedro do Sul, recebe nos dias 18, 19, 20 e 26 de agosto a sétima edição do Festival Fragas Aveloso. O evento organizado pela associação com o mesmo nome também se estende a outras localidades do mesmo concelho e oferece concertos, cinema, atividades tradicionais locais, ciência e banhos na ribeira.

Um dos destaques é a iniciativa Ciência Viva no Verão, que vai estar nas aldeias da Rompecilha e Aveloso de Sul e na Quinta da Comenda. Segundo a organização, os participantes vão “avaliar” o estado de saúde das ribeiras, olhando para os seres que lá vivem, os moinhos de água, as levadas e as minas da zona. No fim, há direito a banhos.

No primeiro dia, às 10h00, há encontro na aldeia de Rompecilha para ver o moinho de água, saber mais sobre o ciclo do linho e identificar os organismos que vivem na ribeira. No final do dia, está prevista uma atuação do grupo Why Cats, na Igreja Matriz de Sul, às 21h30.

No dia 19, a concentração é na Ribeira da Vagem para ver as minas, a levada, o moinho de água e identificar os organismos que vivem na ribeira. No final da atividade, será inaugurada às 16h00 a exposição de fotografia “Ciência Viva na Associação Fragas”. E, às 19h00, regressa a Lidairada na Quinta da Comenda, com um recital de piano de Joana Gama.

Dia 20, o programa começa às 11h00 com um workshop de tear orientado por Dorinda Fonseca, da Associação Fragas. Às 17h00, atua o grupo Carlos Clara Gomes Quarteto no Largo do Espírito Santo. E, pelas 21h30, há cinema com o filme “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes.

Já a 26 de agosto, há mais uma atividade da Ciência Viva às 10h00, seguida da atividade “Desfiar ideias com a lã” da Associação Arcas de Covelinhas às 15h00. Uma hora depois, é apresentado na Quinta da Comenda “Das mãos à memória”, uma exposição seguida de momento musical com Paulo Quintela, Sérgio Gonçalves, Sabine e Alexander Jerebtsova.

pub
 Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar