Geral

18 de 11 de 2022, 18:03

Cultura

Emigrantes de Castro Daire reúnem-se em encontros comunitários

Iniciativa vai decorrer a partir deste fim de semana na Biblioteca Municipal e na cidade suíça de Zermatt

biblioteca centro cultura castro daire

A Biblioteca Municipal de Castro Daire recebe, a partir deste domingo (dia 20), um primeiro ciclo de encontros comunitários com antigos e atuais emigrantes do concelho na Suíça.

A iniciativa “Ecos da Ida e do Retorno”, organizada em parceria com a associação Binaural Nodar, vai decorrer até 15 de dezembro e decorrerá em simultâneo na Biblioteca e também na cidade de Zermatt, na Suíça, que acolhe vários cidadãos naturais de Castro Daire.

Esta localidade constitui “um autêntico reduto de castrenses, tal é o número de conterrâneos que aí viveram e vivem”, justificam os organizadores.

O ciclo está integrado no projeto de pesquisa etnográfica e arquivo digital “Memória sobre Rodas”, que desde 2019 tem realizado ateliês, exposições multimédia, espetáculos e recolhas audiovisuais sobre o património cultural do concelho.

“Desde o final do século XIX até à atualidade, milhões de portugueses emigraram, procurando alternativas à pobreza, a uma economia de subsistência e/ou à falta de oportunidades de trabalho. Como tal, a emigração é simultaneamente parte da memória e do presente das regiões rurais portuguesas”, lembram os promotores.

“Em cada aldeia coexistem múltiplas camadas temáticas que se relacionam com as distintas vagas de emigração, aquelas mais longínquas, para o Brasil, Venezuela, Estados Unidos da América, etc. ou aquelas mais próximas, para países europeus como a França, Alemanha, Suíça ou Luxemburgo”, acrescentam.