Filipa Jesus

09 de 06 de 2021, 19:13

Cultura

Este ano não há Feira de São Mateus, mas o Verão é na Cidade-Jardim

A nova iniciativa arranca esta quarta-feira com o concerto da banda "Com Cordas", no Parque Aquilino Ribeiro

Verão na Cidade-Jardim

Cerca de 500 propostas e atividades, 105 dias de programação, mais de 28 espaços e jardins e 100 operadores económicos vão dar vida à nova proposta de “Verão na Cidade-Jardim”. A programação, de 9 de junho a 21 de setembro, arranca esta quarta-feira com o concerto da banda “Com Cordas”, no Parque Aquilino Ribeiro.

Desta vez, o verão vai passar pelo centro histórico de Viseu, pela Mata do Fontelo, pelo Parque Aquilino Ribeiro, pela Rua Direita, pela Casa do Miradouro, pela Casa da Calçada e pela Cava do Viriato.

Sem Feira de São Mateus e à semelhança do que aconteceu no ano passado com a iniciativa do Cubo Mágico, “as atividades decorrerão em diferentes pontos da cidade, com uma distribuição temporal alargada, permitindo evitar aglomerações”, assinalou a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, garantindo que se apostou “em espaços ao ar livre, com entradas controladas e com todas as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde” para garantir que o evento decorra sem percalços.

Além disso, 317 ações das 500 atividades pertencem a promotores e agentes culturais apoiados pelo programa municipal Viseu Cultura e Viseu Cultura +. “O Verão na Cidade-Jardim assume-se também como uma medida de apoio à retoma económica e cultural do nosso concelho. Os prejuízos gerados pela pandemia em setores como o comércio restauração, hotelaria e cultura, são enormes. Não podíamos ficar de braços cruzados e nada fazer”, disse a autarca, adiantando que a VISEU MARCA e a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) são parceiros ativos desta iniciativa.

Também o vereador do Turismo, Património e Marketing, Fernando Marques, fez questão de referir que “esta é uma programação planificada, mas que não está aritmeticamente fechada. Pode agregar outros momentos, outros espaços e outras geografias, como também pode sermos forçados a readaptar, reduzir ou até mesmo anular parte da programação, caso a evolução da pandemia não seja aquela que todos esperamos”.

A pré-reserva de bilhetes, via digital, através da rede Blue Ticket, é também uma das medidas implementadas para evitar concentrações de pessoas. A maioria dos espetáculos serão gratuitos.

A programação do “Verão na Cidade-Jardim” está disponível na plataforma online - www.veraonacidadejardim.pt. - bem como nas redes sociais da iniciativa.