Geral

09 de 09 de 2021, 09:00

Cultura

Exposição sobre o Holocausto no Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira

Mostra está patente até novembro com desenhos nacionais e internacionais que recordam um dos períodos mais negros da Segunda Guerra Mundial

exposiçao holocausto vnpaiva

O Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva, acolhe até novembro a exposição “Como a BD nos conta o Holocausto”.

A mostra é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu e o Instituto Português do Desporto e da Juventude para assinalar o Dia Europeu da Cultura Judaica, comemorado no passado domingo (5 de setembro).

“Esta exposição pretende ser um contributo para a educação sobre a temática do Holocausto, através de uma arte tão nobre como a Banda Desenhada e, ao mesmo tempo, valorizar o espaço onde está inserida”, pode ler-se na nota da Câmara.

Em exposição estão obras de Pascal Croci, Joe Kubert, Michel Kichka e Art Spiegelman, além de trabalhos de Reinhard Kleist e do diário de Anne Frank na ótica de Ari Folman e David Polonsky.

O artista José Ruy revela a sua reflexão sobre Aristides de Sousa Mendes, que também é retratado numa vertente mais humorística por Artur Correia. Os Simpsons foram transformados em prisioneiros judeus nos campos de concentração através de desenhos do artista italiano Alesandro Palombo.

“Através da BD pode-se educar as novas gerações sobre o Holocausto, sem suavizar a loucura do extermínio e prevenir a propagação do antissemitismo”, conclui o comunicado.