Geral

17 de 08 de 2022, 12:31

Cultura

Falta de apoios obriga ao cancelamento da 8.ª edição do Viseu RockFest

A edição deste ano estava prevista acontecer a 1 de outubro e, pela primeira vez, iria realizar-se no Órfeão de Viseu

Viseu RockFest

O festival Viseu Rockfest não se realiza este ano por falta de apoios, anunciou a organização. Segundo José Rocha, apesar do cancelamento ter sido uma “decisão difícil” o melhor “foi não arriscar”.

A oitava edição estava prevista acontecer a 1 de outubro e, pela primeira vez, iria realizar-se no Órfeão de Viseu, depois de nas edições anteriores ter ocupado o espaço da Associação Cultural e Recreativa de Quintela de Orgens.

“Estivemos os últimos dois anos parados por causa da pandemia e neste regresso não se reuniram os apoios necessários para se fazer o festival com as condições que merece. O que conseguimos pouco mais daria para pagar à Sociedade Portuguesa de Autores e aluguer do espaço”, lamentou o promotor de espetáculos que, entre outras iniciativas, é responsável pela realização do Hard Metal Fest que aconteceu este mês em Mangualde.

Para José Rocha, além das parcerias institucionais, outros apoios chegavam do setor da restauração e dos bares que “foram os mais prejudicados nos últimos dois anos”. “Por outro lado, acho que ainda há um preconceito para com este tipo de música”, lamentou, lembrando que já havia contratos com bandas internacionais.
“Lamentamos que o rock/ metal ainda seja discriminado em detrimento de outros estilos musicais em Viseu . Talvez, voltaremos um dia”, disse.