Geral

30 de 05 de 2023, 17:03

Cultura

Festival de música clássica de regresso a São Pedro do Sul

O festival de música de câmara Allegro volta ao concelho para uma segunda edição a decorrer de 8 a 10 de junho. Depois do sucesso da primeira edição em outubro do ano passado, o evento propõe concertos no Balneário Romano das Termas, na Igreja do Convento de São José e na Quinta da Comenda

festival de música allegro spsul

Fotógrafo: Facebook/Quinta da Comenda

O festival de música de câmara Allegro regressa a São Pedro do Sul para uma segunda edição a decorrer de 8 a 10 de junho. Depois do sucesso da primeira edição em outubro do ano passado, o evento propõe um novo leque de concertos no Balneário Romano das Termas, na Igreja do Convento de São José e na Quinta da Comenda.

O programa promete ser “acessível”, diz a organização do festival de música clássica, com músicos nacionais e internacionais em atuações de entrada livre.

No dia 8, às 19h00, o Balneário Romano recebe a solista Ana Paula Russo e o guitarrista Nuno Dias para o concerto “Entre Mulheres”, onde serão apresentadas transcrições inéditas para a guitarra de Coimbra de arranjos de temas tradicionais feitos por Carlos Paredes e também novos arranjos compostos propositadamente para esta ocasião.

A 9 de junho, pelas 21h30, a Igreja do Convento de São José propõe "Uma viagem pela Europa Barroca", onde vão ser ouvidas composições alemãs, inglesas e italianas do século XVIII pelas mãos de Luís Carlos Peres, Inês Coelho e Grega Katerina Kabakli.

No dia 10, a Quinta da Comenda acolhe a performance “Aimez-vous Brahms?”, que evoca o compositor Johannes Brahms. As músicas serão tocadas pela clarinetista Esther Georgie, pela violoncelista Maria-José Falcão e pela pianista Anne Kassa.

A música de câmara carateriza-se por ser música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.