Filipa Jesus

01 de 04 de 2021, 15:27

Cultura

Festival de Música da Primavera arranca esta quinta-feira ao som da Orquestra Clássica do Centro

Concertos vão ser transmitidos em formato digital durante o mês de abril

Imagem

Começa esta quinta-feira (1 de abril) o 14.º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, que reúne cerca de 250 músicos, sendo a edição com mais portugueses presentes. Serão mais de duas dezenas de concertos transmitidos em formato digital, no site e no canal de Youtube do festival.

A abertura do evento decorrerá a partir das 21h00, na Igreja do Seminário Maior de Viseu, com a transmissão do concerto da Orquestra Clássica do Centro com o Coro Coimbra Vocal. O grupo, que se apresenta pela primeira vez no festival, irá interpretar o “Requiem” de Mozart.

No sábado (3 de abril), também a partir das 21h00, no Conservatório de Música de Viseu, o grupo Ars Ad Hoc irá interpretar Claude Debussy e Gérard Grisey.

Já no domingo (4 de abril), o Bando de Surunyo irá atuar na Igreja da Misericórdia, pelas 19h00. Será interpretada música dos séculos XVI e XVII como Mateo Flecha, Pedro de Cristo, Duarte Lobo, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e Estêvão Lopes Morago.

O 4.º Concurso Internacional de Piano, que acontece de dois em dois anos, está a decorrer e os semifinalistas já foram selecionados pelo júri. A semifinal será disputada a partir do dia 8 de abril em formato digital, através do site do festival. O concurso recebeu 28 inscrições de concorrentes de 14 nacionalidades, onde serão atribuídos 13.500 euros em prémios monetários.

O programa do festival conta também com seis masterclasses de seis diferentes instrumentos destinados a estudantes e músicos. Têm como objetivo alicerçar ferramentas de aprendizagem e incentivar a troca de experiências entre o formador e os participantes.

As duas primeiras masterclasses acontecerão no dia 11 de abril, destinadas ao piano e ao canto, e as inscrições podem ser feitas através do site do festival.

O Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu é organizado pelo Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu através do programa Viseu Cultura.

Mais Notícias