Geral

27 de 05 de 2021, 10:02

Cultura

Festival de Música e Artes do Dão regressou a Santa Comba Dão

Conservatório de Música e Artes do Dão regressou já aos palcos. Festival vai decorrer até finais de julho

atuação cmad santa comba dão 05 2021

O Festival de Música e Artes do Dão regressou recentemente aos palcos de Santa Comba Dão, mais concretamente à Casa da Cultura do concelho. Várias dezenas de alunos do Conservatório de Música e Artes do Dão, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, atuaram no espetáculo que contou com três apresentações.

Segundo relatou em comunicado a Câmara Municipal, a primeira apresentação reuniu nove jovens flautistas, com idades entre os 10 e os 14 anos, que tocaram temas de filmes como Harry Potter e Guerra das Estrelas, entre outros.

A jornada continuou com o Coro de Câmara, que partilhou um medley de West Side Story, precedido da interpretação do tema “As long as i have music”, cantados por 25 alunos entre os 12 e os 17 anos.

Os alunos dos quinto e sexto anos do Coro do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão encerraram o espetáculo, contando com a participação especial da solista Inês Moura. Juntos, interpretaram o tema “Dó Ré Mi” de Richard Rogers e também as músicas “Nirvana” e “Quando acreditas” do filme Príncipe do Egipto.

Joaquim Agostinho Marques, vice-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, elogiou a resiliência dos alunos e professores do Conservatório de Música e Artes do Dão, que trabalharam apesar das restrições provocadas pela atual pandemia.

O representante da autarquia reconheceu também o trabalho do Conservatório, salientando que a Câmara “continuará a trabalhar lado a lado com o Conservatório, apoiando este projeto de qualidade, que permite que os mais jovens sigam os seus sonhos e que façam o que mais gostam”.

A 13.ª edição do Festival de Música e Artes do Dão já tinha arrancado há algumas semanas com um ciclo de conversas online que juntaram músicos de Santa Comba Dão e ex-alunos do Conservatório de Música e Artes do Dão que escolheram a música como vertente profissional.

Para esta sexta-feira (28 de maio), às 21h00, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão vai receber às 21h00 as atuações do ensemble de saxofone e da orquestra de sopros em madeiras.

No sábado (dia 29), o Centro Cultural de Tábua acolhe os ensembles de clarinete e percussão e a orquestra de Sopros em metais. A 6 de junho, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão vai receber uma atuação do ensemble de metais e da orquestra de cordas solistas. No dia 18, vai atuar a Orquestra Filarmonia das Beiras.

No próximo dia 26 de junho, o Centro Cultural do Carregal do Sal recebe o ensemble de guitarra, o coro do Conservatório de Música e Artes do Dão e o coro de câmara. A 3 de julho, a Casa da Cultura Santa Comba Dão acolhe o Concerto ABC, que inclui a orquestra juvenil.

O festival termina nos dias 22 a 25 de julho, com o musical “O Homem dos Sapatos Dourados”.