Geral

24 de 05 de 2023, 16:56

Cultura

Festival Educarte em Viseu conta com cerca de 700 crianças e jovens

Evento de práticas artísticas volta à Quinta da Cruz já na próxima semana. Oficinas, teatro e música fazem parte da programação do festival que vai abrir ao público no fim de semana de 3 e 4 de junho

Quinta da Cruz

Fotógrafo: DR

O festival Educarte regressa na próxima semana à Quinta da Cruz, em Viseu, e já conta com cerca de 700 inscrições para participarem em atividades artísticas que vão cruzar com a natureza. O evento arranca na próxima terça-feira (30 de maio) e termina no dia 4 de junho, um domingo.

“Ao longo de seis dias, o festival apresenta uma programação diversificada, com oficinas, espetáculos de teatro e música, e outras atividades que cruzam as artes plásticas e performativas com a natureza e o ambiente”, anuncia a autarquia.

Em comunicado, o executivo municipal liderado por Fernando Ruas informa que a edição deste ano do Educarte “conta com cerca de 700 crianças e jovens inscritos de escolas e instituições do concelho”.

À semelhança das edições anteriores, o festival vai dedicar a maioria da sua programação à comunidade escolar ao longo da semana, reservando o fim de semana de 3 e 4 de junho à participação das famílias e visitantes.

De 30 de maio a 2 de junho, os mais novos poderão pôr “mãos à obra” em diversas oficinas, entre as quais “Azulejo Artesanal”, “O caderno de Darwin”, “Mãos na Terra”, “Recordações da Natureza em Pins”, “Tacata Tum”, “Gravura em Tetrapack”, “Ligar à Natureza” e “Construção do Mundo”.

O Dia da Criança, a 1 de junho, conta com uma programação especial, com a apresentação do espetáculo de teatro “A cerejeira de Alberto”, dinamizado pela Associação Cultural Fugir do Medo, de Vila Nova de Gaia.

No fim de semana, o festival é aberto à comunidade e tem “diversas oficinas, sujeitas a inscrição prévia”, que vão desde “a fotografia, a escrita e a ilustração” à “reciclagem para reaproveitamento em jardins” ou a “descobrir Miró e a serigrafia”.

“São alguns dos desafios propostos aos participantes. Haverá ainda outra atividade de animação teatral, com um circuito de (re)interpretação da natureza, através do humor, da expressão plástica, dramática e corporal”, adianta o município de Viseu.

Ao início da tarde do dia 3, sábado, os Tranglomango serão convidados de honra no Educarte, com “um concerto para todos os festivaleiros”. No domingo, o festival encerra “com chave de ouro”, com a realização do espetáculo “A Caixinha de Música”.

O festival Educarte, organizado e promovido pela Câmara Municipal de Viseu, conta com “diversos parceiros, como Liliana Velho e António Jorge Bártolo” e o envolvimento de várias associações.

“Caracterizado como um festival de práticas artísticas, o Educarte apresenta-se como um evento transversal, cujos objetivos passam por envolver a comunidade na criação artística, fomentar o interesse pela diversidade cultural, a coesão social e a promoção da interculturalidade e da arte inerente ao concelho de Viseu, mas também sensibilizar os seus participantes para a importância de preservar e valorizar o ambiente”, afirma a Câmara de Viseu.