Geral

05 de 08 de 2022, 14:00

Cultura

Festival Hardmetalfest muda de local e de data, mas sempre fiel a Mangualde

Evento vai decorrer no Clube de Caça e Pesca este sábado, com várias estreias e regressos no cartaz

Caminhos Metálicos hardmetalfest

Fotógrafo: D.R./Caminhos Metálicos

Os sons pesados regressam este fim de semana a Mangualde. O festival Hardmetalfest retoma já neste sábado (6 de agosto) no Clube de Caça e Pesca do concelho, a partir das 15h00, com onze bandas e uma longa lista de atuações que irá prolongar-se pelo dia fora.

O festival decorre este mês e ao ar livre, depois de a organização se ver impossibilitada de o fazer como habitualmente em janeiro. O Hardmetalfest vai ter lugar num novo local já que, nas últimas edições, o palco era no Centro Recreativo e Cultural de Santo André, que recebeu mais de 1.000 pessoas na última edição em 2020, ainda antes do início da pandemia.

“Para este sábado, temos uma versão ‘open air’. Normalmente, realiza-se em janeiro e o facto de ser agora ‘open air’ e em agosto foi derivado da pandemia, que nos impossibilitou de continuar o festival em janeiro no ano passado e este ano”, explica ao Jornal do Centro o coordenador José Rocha.

Para este ano, acrescenta o organizador, o festival vai contar com as atuações de onze bandas, entre elas “uma que vem dos Países Baixos, os Pestilence, uma banda clássica” e que são os cabeças de cartaz.

“Vão ser muito bem acompanhados pelos alemães Hate Squad e pelos italianos Mortuary Drape, que já tocaram em Portugal. Temos também um excelente elenco nacional com os Ramp, os Corpus Christii, os Attick Demons, os Alcoholocaust, os Biolence, os Toxikull e ainda os Sadistik Overkill”, diz revelando ainda que está prevista igualmente a estreia da banda espanhola Death & Legacy em solo português.

José Rocha recorda que este é “o festival de metal em atividade mais antigo do país”, sendo organizado desde 1997, quando começou com o nome Festival de Heavy Metal de Mangualde no antigo ciclo preparatório do concelho.

“É um festival maioritariamente de música de heavy metal e dos seus subgéneros e a aposta passa por ter bandas tradicionais e bandas que, normalmente, tocam pouco ou nenhuma vez ou façam aqui a estreia no palco do Hardmetalfest”, refere o coordenador do evento.

A banda veterana Pestilence (Holanda) está a realizar nesta altura uma digressão para comemorar os 30 anos do álbum “Testimony of the Ancients”. Já os Mortuary Drape (Itália) e os Hate Squad (Alemanha) regressam a Portugal para tocar em Mangualde.

Já os Attick Demons não atuavam em Mangualde desde 1999, enquanto os Alcoholocaust regressam pela primeira vez desde 2006. Já os portugueses Ramp também vão atuar para promover o seu mais recente trabalho “Insidiously”.