Geral

23 de 07 de 2021, 11:53

Cultura

Festival Planalto regressa a Moimenta da Beira em agosto

Na agenda, estão previstas 31 atividades a preencher mais de 80 horas de programação com dança, teatro, música, cinema, artes plásticas e visuais e performances

Festival Planalto 2019

O festival Planalto vai regressar a Moimenta da Beira entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro.

O evento já foi adiado por duas vezes por causa da pandemia da Covid-19, sendo que a segunda edição foi inicialmente agendada para 2020 e, depois, para este ano nos dias 12 a 17 de julho.

O diretor artístico do festival, Luís André Sá, acredita que o festival vai acontecer nas datas agora remarcadas “com total segurança”. O organizador promete um evento a promover “na sua essência a democratização do acesso à cultura e a cultura em espaços não-convencionais”.

“Moimenta da Beira é um município que, pelas suas caraterísticas e por ser uma região do interior onde os equipamentos culturais não abonam, as pessoas são obrigadas a ocupar espaços não-convencionais onde o público poderá andar durante os seis dias de programação”, explica.

Ao todo, na agenda, estão previstas 31 atividades a preencher mais de 80 horas de programação durante a semana do festival em Moimenta da Beira. Luís André Sá garante uma agenda “multidisciplinar que flui entre a dança, o teatro, a música, o cinema, as artes plásticas e visuais e as performances”.

Além dos espetáculos, o Planalto também vai ter o seu serviço educativo através do programa Neblina, que, segundo Luís André Sá, visa incentivar a participação artística e mediação cultural.

“Fazemos uma ativação do território entre associações culturais, associações de solidariedade, lares, casas do povo e infantários, onde conseguimos programar uma série de atividades e fazer uma estratégia pensada para este território”, desvenda.

Nesta iniciativa, o organizador classifica a programação como “contemporânea, mas que dialoga com as culturas do local e aquilo que aqui se quer preservar e também emancipar”.

O Planalto tem entrada livre, mas é necessário levantar bilhete para participar. São 14 os palcos do evento este ano.

Para a programação, já estão confirmados os nomes da pianista Joana Gama (que atua a 2 de setembro às 21h30 no Largo do Outeiro, em Leomil), do artista urbano My Name is Not SEM, do artista visual André Picardo que apresenta “Espuma” de 30 de agosto a 4 de setembro e de Tiago Cadete que vai apresentar no dia 1 de setembro o espetáculo “Atlântico”.

Também já está confirmada a exibição do filme “Ana e Maurizio” de Catarina Mourão a 31 de agosto às 15h00 no Auditório Municipal Padre Bento da Guia.