Geral

08 de 06 de 2021, 18:25

Cultura

Cultura no Dão une municípios de Nelas, Penalva e Mangualde

Programação cultural arranca este domingo com um concerto do músico Francisco Sales

francisco sales

Arranca já este fim de semana a agenda deste verão do Cultura no Dão, o projeto cultural que une os concelhos de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo em torno de eventos, espetáculos e concertos.

Penalva do Castelo vai ser o município a dar início à programação já este domingo (13 de junho) com um concerto do músico Francisco Sales no Facebook da Câmara Municipal a partir das 18h00.

Em declarações ao Jornal do Centro, a vereadora da autarquia de Penalva, Lucília Costa Gonçalves, realça o objetivo principal da Cultura no Dão. “Os nossos municípios dispõem de itinerância e intercâmbio cultural e o intuito é o de contribuir para apoiar os agentes culturais, estimular a dinâmica económica e valorizar o nosso património artístico-cultural”, diz.

A autarca destaca o concerto de Francisco Sales, um músico que, lembra, é natural de Penalva do Castelo e é considerado um dos melhores guitarristas portugueses.

Também no dia 27, há outro concerto transmitido pela Internet. José Eduardo Magalhães, também natural de Penalva do Castelo, irá tocar o saxofone noutro concerto a solo. “É professor de saxofone no Conservatório Regional de Música de Viseu. O concerto tem a duração prevista de 50 minutos”, diz Lucília Gonçalves.

A 19 de junho, a Orca do Folhadal, em Nelas, vai receber a iniciativa “As comunidades pastorícias na pré-história”.

Nos dias 25 e 26, em Mangualde, há cinema no Monte da Senhora do Castelo, com os filmes “O Segredo das Bolachas” e “Um Último Golpe”. Também neste concelho, a 14 de julho, decorrerá o espetáculo “Nas Cores da Beira” no Largo Dr. Couto, que será palco no dia seguinte de um concerto de Basilda.

O programa Cultura no Dão, que resulta de uma candidatura aos fundos comunitários, vai investir 295 mil euros na realização de 45 eventos, dos quais 15 em cada concelho. O projeto, que arrancou no verão de 2020, irá terminar no final deste ano com o objetivo de animar as populações e atrair turistas.