Geral

24 de 09 de 2022, 18:21

Cultura

Gabinete de curiosidades “abre portas” na Quinta da Cruz

Projeto pode deslocar-se a outras instituições

Gabinete curiosidades Quinta da Cruz

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, foi inaugurado, este sábado, dia 24 de setembro, na Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea de Viseu, um “Gabinete de curiosidades” da responsabilidade do Projeto Património/Memória Comum – Associação.

O gabinete consiste numa exposição composta por 80 objetos artísticos criados por um grupo de dez artistas plásticos, que chamam a atenção para espécies de fauna e flora que estão ameaçados.

A mostra dá conhecer plantas em gavetas e animais, como borboletas, morcegos, aranhas, joaninhas, que estão retratados em desenhos.

“O Gabinete de curiosidades é um projeto artístico que procura através daquilo que é a criatividade de cada autor representar, identificando 40 espécies, mais 40 espécies de plantas, espécies ameaçadas”, explica Rui Macário, do Projeto Património/Memória Comum – Associação.

“Temos 80 criações artísticas, todas elas identificáveis. Não são desenhos científicos e técnicos, isto é um projeto artístico, que mostra a visão dos artistas em relação a cada uma daquelas espécies”, acrescenta.

O gabinete, criado com o apoio da Direção-Geral das Artes, partiu da premissa que os ecossistemas não são conhecidos pelo público em geral, que também não sabe que espécies são protegidas e se encontram em risco de extinção.

“O que se pretendeu foi juntar dois mundos, o mundo da ciência e um contexto de criação e de divulgação de ciência. Estes dois mundos ao juntarem-se desenvolveram o Gabinete de curiosidades. O que aqui está deve ser um aviso, pois não sabemos quanto tempo mais é que estas espécies aqui estarão”, frisa Rui Macário.

As criações estão ao cuidado de Ana Sofia Gonçalves, Beatriz Dias Rodrigues, Delfim Ruas, Filipe Santos, Joana Corker, Liliana Velho, Pedro Pires, Rosário Pinheiro e Steven Barich, com a coordenação gráfica de Luís Belo. A maioria dos criadores têm ligações a Viseu.

O projeto pode ser visto ao longo dos próximos meses na Quinta da Cruz, mas o gabinete também pode ir às escolas, e outras instituições, se for requisitado para isso.

O gabinete “abriu portas” este sábado à tarde, tendo a sessão sido seguida da apresentação do livro “Polinizadores, Polinizados e (alguns) outros vizinhos”, publicado originalmente em 2021, com textos de Rui Macário Ribeiro e ilustrações de Zétavares.

A obra fala sobre as espécies de polinizadores e flora com que interagem, existentes na área da cidade de Viseu, em particular nos seus espaços naturais.

Trata-se de uma publicação orientada para um público infanto-juvenil, que pretende apresentar “pelo nome” um conjunto amplo de polinizadores e seu relevante papel na manutenção dos ecossistemas.