Geral

09 de 09 de 2021, 14:46

Cultura

Jornadas Europeias do Património de regresso a Viseu

Iniciativa terá mais de 30 atividades, incluindo visitas, oficinas, exposições, roteiros, conversas, conferências e instalações de luz, entre 24 de setembro e 3 de outubro

museu do quartzo viseu

Fotógrafo: D.R.

Viseu volta a celebrar as Jornadas Europeias do Património de 24 de setembro a 3 de outubro. A iniciativa organizada pela Câmara de Viseu terá mais de 30 atividades, incluindo visitas, oficinas, exposições, roteiros, conversas, conferências e instalações de luz, na sua programação. O lema é “Património Inclusivo e Diversificado”.

Durante dez dias, a programação vai decorrer nos oito museus municipais de Viseu (Casa da Ribeira, Museu Almeida Moreira, Museu de História da Cidade, Museu Keil Amaral, Museu do Linho de Várzea de Calde, Polo Arqueológico, Museu do Quartzo e Quinta da Cruz) e também no centro histórico, na Mata do Fontelo, nos jardins do Solar do Vinho do Dão e na Biblioteca Municipal.

Uma das novidades passa por visitas inclusivas às exposições no Museu do Quartzo, que terão lugar a 25 de setembro a partir das 11h00. No museu, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as peças expostas através do tato com recurso a outros suportes como o texto em braille.

Outra das iniciativas são as oficinas ao ar livre que irão decorrer no Polo Arqueológico, no Museu de História da Cidade e na Quinta da Cruz.

Em comunicado, a Câmara de Viseu diz que, com esta iniciativa, a cidade pretende “reunir as pessoas em torno da cultura e do património e incluir tantas pessoas diferentes quanto possível”.

A iniciativa é totalmente gratuita, mas o número de participantes é limitado à lotação dos espaços.